20.2.11

Cala a boca e assiste!

Domingo passado fui ao cinema assistir "Bravura Indômita" dos irmãos Coen. Estou tentando assistir o máximo possível de filmes indicados ao Oscar deste ano. "Bravura Indômita" foi indicado a 10 categorias do Oscar, incluindo o Oscar de melhor ator pela segunda vez consecutiva para Jeff Bridges, que ganhou o ano passado.

Eu levo esse negócio de cinema um pouco a sério, sou viciado em filmes. Só não me considero cinéfilo porque não assisto filmes todos os dias. Mas se tem algo que eu gosto bastante nessa vida, é assistir filmes. Não sou como a maioria das pessoas que vê filmes só pra passar o tempo ou pra se divertir. Também não sou como os outros adolescentes que só gostam de filmes comerciais com excesso de cenas de morte, sangue e sexo. Não que eu não goste de sangue e mortes em filmes, mas é que eu me importo mais com a história que o filme tem pra contar. Assistir filmes pra mim é uma coisa meio sagrada. Quando assisto um filme, eu me disconecto totalmente desse mundo chato em que vivo e me conecto inteiramente ao filme. É a minha fuga. Minha válvula de escape. E para que essa conexão aconteça eu preciso de silêncio e concentração. Sim, eu consigo ser chato até na hora de ver um filme.

Na verdade eu sou bem fresco quando se trata de filme. Quando eu vou ver um filme em DVD aqui em casa, eu espero anoitecer, todo mundo dormir, para que só assim eu comece a ver o filme em paz. Sem interrupções, sem barulho, sem ninguém passar na minha frente. E eu também prefiro assistir filmes legendados. Pois a dublagem tira boa parte da veracidade das cenas, artificializa as atuações e às vezes apresentam erros de tradução. Também prefiro não comer nem beber nada durante um filme. Sim, eu não compro pipoca nem refrigerante quando vou ao cinema. Desumano, não? É que eu acho que o ato de se mover para chupar o canudinho do refrigerante ou pegar um pouco de pipoca e colocar na boca, te distrai por alguns segundos. E quando se assiste um filme, distração é uma coisa péssima. Mesmo se durar poucos segundos.

Assim, quando fui assistir "Bravura Indômita", peguei a sessão legendada para que nenhum adolescente babaca pudesse me perturbar. Sala de cinema vazia, um ótimo filme legendado e nenhuma pipoca, refrigerante ou gente babaca pra tirar a minha atenção.

Por falar em gente babaca, como bom chato que sou, gostaria de me prolongar mais ainda no texto e falar dessas criaturas que estragam toda a nossa experiência de assistir um bom filme. Eu os divido em 4.

O primeiro é um dos mais conhecidos, Os chatos do cinema. São aqueles clássicos sujeitos que só vão ao cinema pra ficar chamando atenção para os seus outros amiguinhos também idiotas. Eles ficam rindo, falando alto, gritando, falando no celular, te cutucando, chutando sua poltrona, jogando pipoca e se achando muito foda por isso. Depois que levam um chute nos dentes eles ainda se acham no direito de reclamar.

Há também os não muito frequentes mas igualmente irritantes, Os perguntadores do cinema. Aquele cara que fica te fazendo várias perguntas sobre o filme, durante a exibição do mesmo. "Será que ele morre no final?", "o que vai acontecer agora?", "você viu isso? Por quê ele fez aquilo?", "ele tá enganando o mocinho?", "o que tá acontecendo?" meu Deus! Cala a boca! Os filmes fazem isso mesmo, eles levantam dúvidas e mistérios para que você fique curioso, isso ajuda a instigar a curiosidade do espectador e prende-lo até o fim do filme. Os filmes sempre acabam revelando os mistérios e solucionando as dúvidas que eles mesmos deixam no decorrer da narrativa. É só uma questão de tempo. Então quando uma questão surgir na sua cabeça durante um filme, cale a boca, não diga nada. Apenas continue prestando atenção no filme e tudo será resolvido. Mas se mesmo assim o filme não responder as suas perguntas e deixar dúvidas no ar logo após o seu término, será por causa de um desses 3 motivos abaixo:

Motivo 1: O filme talvez tenha uma sequência, espere o nº 2 chegar ao cinema e assista. A resposta da sua dúvida deve estar lá.

Motivo 2: Você é burro(a) o filme resolveu sim todos os mistérios e você não prestou atenção.
Morte aos Spoilers!

Motivo 3: O filme é mesmo uma merda.

Há também um dos mais odiados, O Spoiler. Pra quem não sabe , spoiler é o cara que conta informações importantes sobre o filme que você ainda não viu, ou está vendo. É o cara que estraga tudo e conta o final do filme. Pra mim, o cara que conta final de filme merece levar um tiro na pupila. Merece ser jogado de um prédio e cair de olho num prego enferrujado. Sério.

E o último mas não menos chato, Os que não prestam atenção e dizem que não entenderam ou que o filme é chato. Como você pode julgar algo que não entendeu? A melhor técnica para se entender algo é prestando atenção, concorda?(ou sem corda?). Minha mãe é assim, o filme tá passando na TV e ela tá conversando com alguém, olhando pros lados, olhando pro teto, olhando pras unhas. Daí o filme acaba e os créditos finais começam, e ela olha pra TV e diz:

- Ué, já acabou? Que filme chato, não entendi nada...

Puta merda! É claro que não entendeu nada, não viu nada do filme! A melhor maneira de entender um filme é prestando atenção nele. E lembre-se, prestar atenção não é ficar olhando pra tela feito um zumbi, e sim ligar os seus olhos, ouvidos e mente a tudo que está acontecendo no filme. Simples assim.

10 comentários:

  1. Anônimo16:39:00

    ano passado eu assisti filmes praticamente todos os dias. este ano foram apenas 12. em 2 mesês. tudo porque eu não tenho tido paciencia para assistir filme, sempre tem um idiota que vem me atrapalhar. eu odeio Cinemas, nunca vou, de jeito nenhum! prefiro assistir meus Filmes em Dvd, no conforto do meu lar, sozinho, largado no meu sofa e me focar no filme, não na adolescente idiota do meu lado que dá um gritinho toda vez que o Tom Cruise aparece. ninguem merece. não gosto de lembrar das minhas experiencias no Cinema.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:00:00

    Esqueceu de falar o que achou do filme Andy.. ;]

    -

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:38:00

    Fazia tempo que eu não vinha ler os seus textos em.
    Bom, percebi que você esta tendo bem mais seguidores e melhor que isso, você esta tendo boas criticas e ótimos elogios, isso é bom!
    Acho que esta na hora de você dar uma chance pra você mesmo, tirar essa capa que tem sobre você de anti-social, tem muita gente ai mostrando interesse em te conhecer, tenta fazer sua parte agora!

    Parabéns pelos ótimos textos, como sempre.
    William, seu primo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:45:00

    E que achou,Andy?Adorei o texto.Muito bom,e concordo com seu primo,eu mesma gostria de te conhecer,vc parece ser legal.
    Beijos,Isa.

    ResponderExcluir
  5. Pra quem tá perguntando, o filme foi ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu já falei que gostei muito dos seus textos?
    Nada de blog chato, eu concordo muito com as coisas eu escreve aqui!
    Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  7. Dou altas risadas com o seus textos Andy,
    pensei que eu era a única que queria te conhecer hehe.
    Eu amei o seu texto,
    também não compro pipoca nem refri,
    acho que cinema num eh lugar de se comer.
    Já pensou em escrever um livro de crônicas?
    Vc coloca o Veríssimo no bolso fácil fácil.
    Beijo.
    *fã número 1*

    ResponderExcluir
  8. Cara a primeira vez que visito seu blog, muito bacana, essa postagem então..
    os mais insuportáveis e ridículos são CHATOS DO CINEMA.
    também tenho um blog, mas com poucas críticas direcionadas especificamente, não vou pedir pra vc olhar se não serei chato, mas para o caso de curiosidade ai vai ele: meuseusquenaosaoseus.blogspot.com ..
    vlw, sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Sherlock Holmes21:43:00

    concordo com o William! coloca "blog não mais tao chato" (sujestão)

    firmeza andrrewsson
    >juninho<

    ResponderExcluir
  10. Sherlock Holmes21:46:00

    vc sabe que eu também sou assim quando o assunto é assistir filmes! O pior é que a déia é uma spoiler profissional em varios motivos!!! kkkk

    ResponderExcluir