11.1.11

Tecnologia parte 1 - Automaticamente Sedentários

"As coisas que você possui, acabam te possuindo".
                           - Tyler Durden, personagem de Brad Pitt no filme "Clube da Luta".
                     
A tecnologia me assusta. Me impressiona, mas me assusta também. Um dia desses vi na TV que já é possível controlar algumas coisas da sua casa, apenas com o uso de um controle remoto! As pessoas podem adorar isso, achar interessante e maravilhoso toda essa tecnologia. Mas eu acho isso horrível!
Tecnologia é boa e útil até certo ponto.

Como todos sabem, a medida que os anos vão passando, a tecnologia vai aumentando. Você lembra dos celulares de antigamente? Eram grandes, tinham antena e só serviam para fazer ligações. Já os celulares de hoje são pequenos, finos, não possuem mais antena e além de fazer ligações, eles agora contém jogos eletrônicos, sistema de armazenamento de músicas, TV, gravam vídeos, tiram fotos e possuem conexão com a internet.

Os primeiros computadores eram usados somente para fins militares e eram gigantes. Hoje os computadores são essenciais e indispensáveis na vida do ser humano, tanto para o trabalho quanto para o entretenimento. Possuem versões portáteis para serem usados em qualquer lugar, conexão com a internet wireless e permitem comunicação com qualquer outra pessoa do mundo em tempo real.

Antigamente o único jeito de levar e escutar suas músicas favoritas em qualquer lugar, só era possível com o Discman. Aparelhos portáteis que funcionam através de pilhas, e as músicas ou eram das rádios ou de CDs. Hoje graças a tecnologia MP3, podemos guardar digitalmente e escutar milhões de músicas em aparelhos recarregáveis e menores que o seu mindinho.
A tecnologia já fez tanto por nós que a tendência agora é piorar!

Imagina daqui alguns anos: Você acorda de manhã e aperta uma tecla do seu controle remoto, e a sua cama automaticamente te coloca na sua poltrona, você aperta outra tecla do seu controle remoto e a cama se arruma sozinha, aperta outra tecla e a janela se abre, outra tecla e a luz acende, outra tecla e seu café da manhã surge na sua frente, outra tecla e a mesa te dá o café da manhã na boca, outra tecla e seu dente é escovado, outra tecla e o chuveiro te dá banho, outra tecla e seu cabelo é penteado, outra tecla e sua roupa te veste, outra tecla e seu saco é coçado, outra tecla e a imagem da televisão aparece na sua frente, tudo sem sair da poltrona e movendo apenas um dedo. Sim, eu acredito que a tecnologia pode chegar à isso um dia. A tecnologia pode tirar nossas necessidades de se mexer para executar a mais básica das tarefas, e nos tornar sedentários. Uma população sedentária e doente, controlando tudo à nossa volta com um controle remoto. Tudo automático. Tudo fácil. Sem esforço. Sem precisão de nos levantarmos da poltrona para fazer qualquer coisa.
A tecnologia está facilitando tanto a nossa vida, que aos poucos, a vida perderá todo o sentido e graça. Pra que viver em um mundo onde podemos ter tudo que quisermos à nosso favor só em um simples apertar de botão?

A tecnologia foi feita para facilitar a vida dos seres humanos, e agora está nos tornando inúteis. Assista o filme "Wall-E" e verá um exemplo do que eu estou falando.                                                  

Um comentário:

  1. Sherlock Holmes19:54:00

    Verdade! A tecnologia avança cada vez mais e fica mais perigosa. Já assisti o desenho animado (otimo filme né nao ANDY?) e poderemos chegar a um caos parecido... bom texto chato!

    ResponderExcluir