7.2.11

Escola - Texto 1

Bom, as férias acabaram. E junto com as férias a minha paz. O que não acaba é o meu tédio. Eu saí do meu tédio de casa para o tédio da escola. A única coisa que me anima, é que esse é o meu último ano na escola (se eu não tivesse repetido um ano já teria acabado) meu último ano e estarei livre! Mal posso esperar. No dia em que eu terminar esse meu último ano de escola, será o dia mais feliz da minha vida.

Eu odeio a escola, sempre odiei. Não gosto do fato de te obrigarem a ir para um lugar que você não quer ir, para aprender coisas que você não quer aprender. Sei que é importante e tal. Mas é importante até certo ponto. (explicarei melhor o "porque de importante até certo ponto" no próximo post). Poucas coisas interessantes são ensinadas na escola, a maioria é coisa chata e inútil. A educação física é o maior exemplo disso. Há um certo tempo atrás, eu fingia que estava passando mal ou estava doente só para não participar da aula de educação física. Por quê? Porque educação física é a matéria escolar mais inútil de todas. Eu prefiro encarar uma prova de matemática do que ir jogar futebol, basquete, vôlei ou queimada. É sério! Se você quer fazer exercícios físicos vá para a academia, ou se exercite em casa mesmo. A escola é um lugar chato onde se aprende coisas chatas que serão úteis para o nosso futuro, não é lugar pra jogar bola. A escola perde muito tempo nos ensinando coisas desnecessárias. Hoje eu não fico mais inventando desculpas para não participar de aulas de educação física, eu simplesmente digo: "Eu não vou jogar!"

Nos meus 5 ou 6 anos escolares eu era o "aluno perfeito". Quieto, comportado e pontual nas entregas de todas as lições e trabalhos. Um aluno exemplar, sempre alvo de elogios, sempre tirando boas notas o melhor aluno da sala. Com esse meu comportamento, até parecia que eu adorava ir à escola, adorava estudar. É... só parecia. Eu fingia que gostava da escola para os professores, mas no fundo eu queria explodir aquele lugar. Com o passar dos anos, fui ficando mais relaxado, mais preguiçoso. Meu ódio e desprezo pela escola começaram a ficar mais explícitos. Os professores começaram a chamar mais a minha atenção e me darem broncas por eu não entregar mais os trabalhos e lições. Já assinei até o livro negro por ter recusado fazer um trabalho de português. Perdi o meu posto de aluno exemplar, mas não totalmente. Eu ainda era quieto. Eu sempre fui o aluno mais quieto de todas as salas de aulas em que eu já estudei, isso eu tenho certeza.

Em todo o período do ensino fundamental eu era o clássico nerd fracassado, sempre alvo das zoações e brincadeirinhas de mal gosto. As pessoas não falavam comigo porque me julgavam perdedor. Agora no ensino médio eu passei de nerd fracassado para anti-social psicótico. Sinceramente, eu acho que o boné foi um importante objeto para essa transformação. A partir do ensino médio eu comecei a usar boné na escola. E o boné tira todo o ar de nerd e te deixa com a aparência de um Bad Boy. Agora eu sou o sujeito com cara de mal, que ninguém tem coragem de zoar ou conversar, porque tem medo de levar uma canetada no olho. Ou talvez ninguém converse comigo por eu ser estranho, "nunca converse com estranhos" lembra desse conselho que a mamãe dava? Desde que eu comecei a usar boné, as pessoas da escola pararam de me olhar com desprezo como se eu fosse um fracassado, para me olhar com desconfiança como se eu fosse um assassino. E de certa forma, eu até gosto que as pessoas pensem que eu sou um psicopata. Pelo menos eles não mexem mais comigo.

Falando em psicopata, acho que a escola pode ser comparada com uma prisão. A escola é uma prisão, as salas de aula são celas, os estudantes são presidiários, os professores e inspetores escolares são os guardas. Nós os presidiários (alunos), somos obrigados a ir todos os dias para essas prisões (escolas), enfrentar longas e intensas sessões de tortura psicológica (aulas).

9 comentários:

  1. Concordo c/ vc! A escola é algo obsoleto. Aprendo mt mais coisas (realmente) importantes pra minha vida na internet ou lendo!

    ResponderExcluir
  2. E eu, que estudo numa escola integral, 9 aulas por dia.
    Mas eu estudo por quê quero ser rica um dia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:34:00

    "Agora eu sou o sujeito com cara de mal, que ninguém tem coragem de zoar ou conversar, porque tem medo de levar uma canetada no olho. Ou talvez ninguém converse comigo por eu ser estranho, "nunca converse com estranhos" lembra desse conselho que a mamãe dava?"

    A verdade é que eu dei boas gargalhadas, e dizem que quando damos gargalhadas de algo que achamos engraçado, é porque nos identificamos.
    Várias pessoas me chamam de estranha, mas não mechem comigo, só pensam que são melhores que eu. PENSAM! Hahaha, e eu ligo?

    Adorei o post! Contínua postando mais... Vou "favoritar", hahaha!

    Beijo!;*

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:09:00

    Poxa cara. Voce me lembra um cara chamado christian na minha escola.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:48:00

    Já que tu disse que era importante saber que alguém lia aqui, vou dizer. Conheci teu blog hoje por um link do Yahoo Respostas e gostei dos teus textos, vou começar a lê-los sempre que possível ;)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo06:12:00

    Meu Deus! descobri o seu blog também no Respostas. como você escreve bem, vi muito do que penso neste texto, me identifiquei demais com seus textos alias. vou ler todos! este texto aqui expressa tudo o que eu passo e passei na escola. só nunca usei bone...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:22:00

    É natural você não gostar da escola como é hoje. Seria de estranhar se você se visse inserido num modelo de ensino com mais de um século e ainda gostasse disso. Eu me refiro principalmente ao conteúdo ensinado nas escolas brasileiras.

    Em Cingapura, o empreendedorismo é ensinado nas escolas. O resultado disso: o país concentra um grande número de milionários. Se você pára pra pensar que, há menos de 40 anos, a situação daquele país era de pobreza, fatalmente chega à conclusão de que o investimento em educação faz toda a diferença.

    Aqui no Brasil, a educação continua na mesma. O máximo que fazem é mudar as denominações e acrescentar horas-aula, como se isso fizesse alguma diferença. Não se ensina noções de política e como o Congresso funciona. Não se ensina quais os direitos descritos na Constituição. Enfim, não se ensina ninguém a ser cidadão, e isso, a meu ver, deveria começar a ser ensinado na infância.

    Aliás, você já reparou que aqui no Brasil algumas coisas são estáticas? Não sei como funciona o processo de concessão de TV, mas sei que os canais abertos são uns seis, e parece que serão apenas seis até a eternidade. Por aqui, aquela conversa de "mudar de canal" não funciona muito bem.

    E a programação, então? Deve ser difícil para você ter que aturar algumas coisas. O programa do Faustão é mais velho que você. A novelinha das 18 horas tem quase a sua idade. Viu como tem muita coisa arcaica para você aguentar?

    Quem sabe se a educação fosse de qualidade, a TV também evoluiria neste país...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:23:00

    Na sua escola pode usar boné?
    Na minha é proibido!
    Se algum professor ou diretor ver alguem usando, pega e só devolve na presença dos pais.

    ResponderExcluir
  9. Gostei cara!
    Também penso assim.

    ResponderExcluir