11.2.11

Escola - Texto 2

Talvez o texto esteja muito grande, e eu sei que a maioria dos usuários de internet são preguiçosos. Mas eu te peço para ler esse texto com atenção e pensar no que eu quis (ou pelo menos tentei) dizer. 
 
"Todas as crianças são artistas, o difícil é continuar sendo artista enquanto crescem."

                                                                                                - Pablo Picasso

Pra quê serve a escola? 
Por odiar a escola eu sempre me perguntei isso. Pra quê serve a escola? Por quê devemos ir a escola? É na escola que aprendemos ler e escrever, o que é uma coisa bem importante. Ou seja, sem a escola eu nunca teria começado esse blog (então seria melhor não ter ido a escola, não é?), ou sem a escola você não conseguiria ler os meus textos nesse blog também (como se os meus textos fossem importantes pra caramba). É na escola também que nos ensinam a somar, subtrair, multiplicar e dividir números. Sem a escola não aprenderíamos matemática. Nunca saberíamos quanto é 2+2, 3+3, 3x7 ou 2-1. Será? Será que sem a escola nós nunca aprenderíamos a escrever, ler e fazer contas? Eu sinceramente acho que não é verdade. Acho que todos podem aprender muita coisa de valor sem a escola. Já ouviu falar no homem que aprendeu a ler e escrever só escutando o rádio? É verdade.


Eu por exemplo, estudo inglês em casa por conta própria desde os 11 anos de idade. E hoje eu tenho experiência na língua inglesa o sulficiente para os meus amigos sempre recorrerem a minha ajuda quando querem traduzir algo. O sulficiente também para terminar todos os exercícios da lousa da escola antes mesmo da professora terminar de explicá-los. Eu até já corrigi vários professores de inglês que estavam me ensinando pronúncias erradas de algumas palavras. Não estou me gabando, estou dizendo a verdade. Tudo que eu sei do inglês hoje, 95% eu aprendi sozinho. Não precisei de professor nenhum pra isso. O que eu precisei foi de interesse. A primeira coisa que se deve ter para aprender algo é interesse, é querer realmente aprender. Se você quer realmente aprender algo, você aprende sem reclamar e sem se cansar. Você sente prazer em aprender uma coisa que se quer aprender. Eu sempre gostei de inglês, sempre quis aprender, e eu aprendi.


Tudo fica mais difícil quando te forçam a aprender algo que você não quer aprender. E é isso o que mais fazem com você na escola. Eles não querem saber se você quer ou não aprender trigonometria, aritimética, "catetos e hipotenusas". Eles simplesmente abrem a nossa cabeça e despejam tudo lá dentro. E fazem isso igualmente com todos os alunos! Somos como macinhas de modelar sendo moldados na mesma forma.


E além disso, a escola ensina língua portuguesa e matemática com uma intensidade e importância maior que as outras matérias. Português e matemática são prioridades pra todos. Por quê? Por quê aulas de música, teatro, dança, pintura, canto não são ensinados na escola com a mesma importância que português e matemática? A escola quer formar professores acadêmicos. Mas nem todo mundo quer ser professor, estou certo? E se a criança nasce com um talento artístico? Um talento artístico que precisará ser desenvolvido com o tempo? Já pensou em Leonardo da Vinci, Beethoven, Mozart, Van Gogh, Picasso ou em Shakespeare? Eles também já foram crianças. E se a criança tiver talento e querer ser artista ao invés de um professor acadêmico?


Tem uma história sobre uma criança, que estava numa sala de aula desenhando num papel. A professora perguntou o que ela estava desenhando, e a menina respondeu que estava desenhando um retrato de Deus. A professora então disse que ninguém jamais tinha visto Deus, e que ninguém sabe como ele é. E a menina disse: 
-Vão saber daqui a pouco.


As crianças são criativas. Elas chutam respostas com tranquilidade e criatividade. As crianças não tem medo de errar. Elas se arriscam. E para termos ideias criativas, inovadoras, até mesmo geniais e de valor, temos que arriscar sem medo de errar. E o que ouvimos muito na escola? "Não vá mal nesta prova, ou você não vai passar de ano", "não cometa erros", "não erre isso", "não erre aquilo", "se errar aqui você será reprovado e nunca será alguém na vida". Conselhos bem intencionados, porém fatalmente errados. A escola mata a nossa criatividade. A escola nos instrui a nunca cometer erros, e nos convence de que quando errarmos uma vez erraremos pelo resto das nossas vidas. E isso não é verdade! 


A escola não é o fim de tudo. Não é na escola ou na faculdade que definiremos de uma vez por todas nossas vidas profissionais e financeiras. Muita coisa acontece depois de nos formarmos. Já vi gente que nunca precisou ir a escola ou fazer faculdade e hoje tem uma vida financeira bem sucedida só por causa do talento. Já vi cara também que nunca foi bom aluno e mesmo assim fez faculdade e hoje já está quase milionário. Detalhe: Esse sujeito nem sequer trabalha na área em que se formou na faculdade.


O ponto é: Escola e faculdade não são tão importantes quanto dizem. As pessoas levam o assunto "escola" a sério demais, não estou dizendo que não seja sério, mas não é tão sério quanto dizem. Não estou dizendo também para você largar os estudos. Não por favor. Como já dito no post anterior, a escola é importante até certo ponto. O problema é que a escola ensina mais coisas inúteis do que coisas úteis, além de fazer nós acreditarmos que se fracassarmos hoje, fracassaremos amanhã e a vida toda.


O sucesso que procuramos para as nossas vidas não depende exatamente dos nossos estudos, e sim do nosso interesse e possível talento.

"Nós não precisamos de educação
Nós não precisamos de controle mental
Nem humor negro na sala de aula
Professores deixem as crianças em paz
Ei! Professores, deixem as crianças em paz
No final, é apenas mais um tijolo na parede
No final, você é apenas só mais um tijolo na parede"


               - Refrão traduzido da música "Another Brick In the Wall" do Pink Floyd

6 comentários:

  1. Anônimo12:31:00

    Muito legal seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:08:00

    Queria entender porque tu tem tanta raiva da escola, talvez seja por tu ser tímido e não ter construído tantas amizades. Mas saiba, que se quase nada do que a escola ensina serve para alguma coisa, pelo menos ela ajuda os alunos a pensarem, e isso ajuda a formar um adulto com u mcérebro melhor desenvolvido.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:39:00

    Se você quer ser rico não vá a escola. A escola não ensina educação financeira. Ela te molda.

    Uma das razões pelas quais os ricos ficam cada vez mais ricos, os pobres, mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola.

    O dinheiro não é ensinado nas escolas. As escolas se concentram em habilidades acadêmicas e profissionais mas não nas habilidades financeiras. Isso explica porque médicos, gerentes de banco e contadores inteligentes que tiveram ótimas notas quando estudantes terão problemas financeiros durante toda a vida.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:07:00

    O mundo já está cheio de pessoas sem cultura e educação, por causa da falta de educação escolar.
    Aprender é sim importante!
    Mas realmente a forma de ensinar nas escolas é frustante.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:17:00

    Mas para vc ter vontade de aprender Inglês, a escola te ensentivou... Fala a verdade?
    Na escola agente perde muito tempo com bobagens, coisas que agente esqueçe, mas eu acho importante sim... a escola nos faz abrir nossos horizontes, ter um contato social...

    ResponderExcluir
  6. Sherlock Holmes21:19:00

    O ensino do Brasil é um lixo mesmo!!! Mas a escola é sim um bom lugar Andy, se fosse levada a sério pelos nossos governadores; se o ensino fosse diferente; se não jugasse pela classe social, racial ou diferença; se ouvesse disciplina e liberdade, escolha etc.

    abraço

    ResponderExcluir