2.7.11

O que você quer ser quando crescer?

Andaram me cobrando sobre um texto que eu tinha prometido escrever. Um texto sobre o que eu quero pra minha vida profissional.

Bem, quando criança uma das coisas que eu mais fazia era assistir filmes de artes marciais. Bruce Lee, Jackie Chan, Jean-Claude Van Damme, qualquer filme de pancadaria chamava a minha atenção. Depois comecei a assistir filmes de ação tipo tiros e explosões. Rambo era um dos meus favoritos. Filmes do Arnold Schaweseilácomoseescreve também. Isso fez com que eu quisesse ser ator de filmes de ação. Exclusivamente para bater, atirar em pessoas e explodir coisas. Eu era uma criança.

Depois de tentativas frustradas de aprender Kung Fu, Taekwondo e Karate, eu desisti de tudo.

Outra coisa que eu fazia muito quando criança, era desenhar. Sempre recebia elogio de todo mundo por causa disso. Na escola, nas aulas de arte, eu era o aluno destaque. O pessoal sempre pedia pra eu desenhar pra eles. Em casa passava horas desenhando em cadernos velhos. Eu até cheguei a criar as minhas próprias histórias em quadrinhos nesses cadernos velhos. E daí quis ser desenhista.

Hoje já não desenho com a mesma frequência de antes. E com o tempo eu fui esquecendo esse negócio de desenhista.

Já quis ser programador de jogos eletrônicos por ser viciado em video games. Por causa do Nirvana já quis montar uma banda de Rock e sair fazendo shows pelo mundo, berrando em microfones e quebrando guitarras. Só que me faltou amigos, coragem e talento pra música.

Já quis ser até professor (não sei aonde eu estava com a cabeça)! Já quis ser psicólogo por achar psicologia interessante, mas não sei se ficar ouvindo o problema dos outros todo dia seria um bom negócio. Já quis ser escritor, já quis trabalhar com humor, já quis ser o Batman! Mas eu ainda amava filmes.

Com o passar dos anos o meu gosto por filmes evoluiu. Deixei um pouco pra trás os filmes "pipoca", "comerciais manjados", e passei a me interessar por filmes mais artísticos. Voltei a querer ser ator. Só que dessa vez um ator dramático. Então percebi que adorava criar histórias e já vinha fazendo isso com os meus textos e desenhos. Percebi também que adorava câmeras filmadoras e que o mundo do cinema me fascinava. E eu podia ser bem mais que um ator. Desde um certo tempo até agora, eu penso seriamente em me tornar um cineasta. Só que o que me desanima, é o fato da indústria brasileira de cinema ser muito fraca. Pra conseguir dinheiro para fazer filmes de boa qualidade e viver desse ramo, é uma coisa extremamente difícil nesse país. E para fazer alguma faculdade ou curso de cinema me falta dinheiro!

 Caso não consiga ser um cineasta, quero fazer algo parecido. Desde que eu seja o meu próprio patrão. Quero trabalhar com algo autoral. Algo artístico. Sei que de alguma forma eu me daria bem na área artística. Sinto que sempre tive aptidão pra isso e que se eu não trabalhar com algo envolvendo artes, não vou conseguir trabalhar com mais nada. Não sei bem se aqueles testes vocacionais funcionam, mas eu já fiz um monte deles e todos apontaram a área das artes como a ideal pra mim.

Adoro desenho, adoro música, adoro teatro, adoro grande parte dos tipos de arte que existem, e cinema é uma das que mais me fascinam. Adoraria ter uma carreira como diretor de cinema. Vontade eu tenho, o que me falta é dinheiro e oportunidade.



4 comentários:

  1. Engraçado. Artes é o meu sobrenome. Nao que eu saiba tudo sobre artes, mas até a menção desse nome me deixa alucinado por arte.
    Musica, imagens (em geral), dança, teatro.. tudo parece um mundo ao qual eu gosto de estar presente.
    Mas até então eu só faço parte do mundo da escrita.
    =D boa sorte na vida Professional.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:58:00

    Que bom que vc pensa em fazer algo na ramo artístico. Talento é o que não lhe falta. :D
    jack :]

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:45:00

    OMG. você contou praticamente a historia da minha vida

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:48:00

    Andy,

    Gostar de artes é muito bom. É sinal de que você quer trabalhar por prazer e, se você sabe do que gosta, então já tem meio caminho andado.

    Não se preocupe tanto em como vai fazer pra chegar lá. Apenas comece e deixe as coisas fluírem. Você pode começar estudando para o vestibular e fazendo o que gosta, seja desenhando ou escrevendo.

    Não se concentre tanto nos problemas. Pense nas soluções. Se você não tem dinheiro pra pagar a faculdade, tente conseguir uma bolsa de estudos. Depois pode surgir um estágio e as oportunidades de alguém descobrir seu talento certamente surgirão.

    Fico feliz em saber que você não é chato. Eu acho que você apenas se angustia muito por não estar ainda fazendo o que gosta de verdade.


    Beijos

    Cindy

    ResponderExcluir