11.11.11

Quem você pensa que é?

Há pouco tempo atrás eu descobri uma coisa que talvez você já tenha descobrido. Ou não.

Essa tal descoberta me surpreendeu, além de ter contribuído para que minha auto-estima despencasse um nível abaixo. Descobri que a nossa voz não é a mesma que ouvimos. Sim, a voz que você escuta quando fala não é a mesma que as pessoas escutam. Cada um ouve a sua própria voz diferente do que as outras pessoas ouvem. A explicação disso é o seguinte: Quando falamos, estamos muito perto da fonte de som (nossas cordas vocais e boca), e a caixa craniana emite vibrações quando falamos, o som é propagado pelo ar e pelos elementos sólidos do nosso crânio e o som é modificado. Agora quando a voz sai da nossa boca e vai até o ouvido de outras pessoas, o caminho percorrido pelo som é diferente (somente pelo ar), não há interferência no som.

Ou seja, só você escuta a sua voz do jeito que escuta. Mais ninguém. Se você quer escutar a sua voz original, a voz que todo mundo escuta quando você fala, use um gravador ou uma câmera de vídeo e confira o som da sua voz. Mas cuidado, eu fiz esse teste e me decepcionei. O som da minha voz não era tão grave quanto eu pensava que fosse.

Blog Chato também é cultura.

Isso não é incrível? O padeiro da esquina conhece sua voz, e você não! Você conhece tantas pessoas mas não conhece a própria voz. O quanto conhecemos de nós mesmos? O quanto você sabe de si mesmo? Você já pensou nisso? Quem é você? O que você tem para oferecer? Você se conhece bem? Minha professora de ciências da 7º série, falava que para se conhecer bem é preciso se olhar nú no espelho. Você já se olhou nú no espelho?

Você tem defeitos? Quais são eles? Você sabe resolvê-los ou pelo menos reconhecê-los, para parecer menos hipócrita? Quais são suas virtudes? Qual é o seu ponto forte? No que você é bom? No que você acredita ou deixa de acreditar? Quais são suas opiniões sobre tudo? Quem é você, o que você tem e o que você quer? Sabemos e conhecemos tão pouco de nós mesmos, mas ficamos perdendo tempo arranjando rótulos para pessoas que pensamos conhecer.

Ouvi dizer que o maior erro que o ser humano comete repetidamente, é o de julgar o seu semelhante. Até mesmo aqueles que dizem não julgar, julgam ou julgarão em algum momento da suas vidas. O problema é que as pessoas não sabem reconhecer seus próprios julgamentos. Daí elas ficam praticando isso sem parar, achando que não estão fazendo nada demais. Às vezes, quando você vê uma pessoa, ela pode te passar uma impressão totalmente diferente do que ela realmente é. As coisas não são o que parecem, elas são o que elas são. Parecer não é ser, dizer não é fazer. Não é quem você é, que vai definir suas atitudes. E sim as atitudes que você toma é que vão definir quem você é. Tente conhecer você mesmo antes de julgar as pessoas que você pensa que conhece. Conheça o verdadeiro som da sua voz primeiro antes de falar sobre os outros.


Esse texto ficou muito "lição de moral". Desculpa.

7 comentários:

  1. Anônimo17:20:00

    Sabe que lendo isso amigo lembrei de um fato interessante, um dia de festa de familiar a gente cantou e tal, todos me elogiaram e disseram que eu cantava bem e tal, mas o engraçado que a minha voz não soa tão bem para mim mesmo, talvez eu cante bem de verdade e não saiba, interessante essa postegem!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:43:00

    Atualmente descobrir que eu vivia num mundo que eu imaginava. Agora vivo num mundo onde eu sou o que nem imaginava. Hoje, descobrir que sou um ser estranho para mim e comum para as outras pessoas. Que espécie eu sou? Uma pra mim e outra para as outras pessoas? Acho que devo mostrar mais quem eu sou.

    ResponderExcluir
  3. Júnior Costa14:39:00

    Caro Andy, já fazem alguns meses desde que eu visitei seu blog e, é notavel a mudança na sua escrita que evoluiu muito. Parabens, seus textos estão mais maduros e, você deve aproveitar estas mudanças em beneficio proprio, já pensou em explorar sua criatividade escrevendo um livro ou talves criando um roteiro?

    Comprimentos.

    ResponderExcluir
  4. Livros ainda não. Mas roteiros já escrevi.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:59:00

    Eh??? Bá, nunca li nada sobre o porquê esse negócio da voz. Mas sabia que a minha voz não era a mesma que os outros escutavam ao assistir vídeos caseiros. Sobre esse outro assunto, das pessoas ficarem julgando as outras... era exatamente sobre isso que eu ia lendo num livro enquanto voltava de ônibus hoje. Heheh! Que coincidência!

    Eu tb tenho um blog, não é legal que nem o seu, mas se quiser entrar lá, dar uma olhada e quem sabe comentar, valeu! www.almostana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Júnior Costa09:40:00

    Você deveria fazer upload pro pessoal do blog ler.
    OBS: Cumprimentos, não comprimentos.

    ResponderExcluir