30.3.12

Beleza

Já ouvi falar que não existem pessoas feias, somente pessoas com beleza diferente.

Sim e não.

Sim existem pessoas com belezas diferentes, mas isso não quer dizer que não existam pessoas feias. Eu sou uma delas, não uma das piores, mas sou. E quando digo que existem pessoas feias, não quero dizer que concordo plenamente com o padrão de beleza que a mídia enfia nas nossas cabeças.

Pois a mídia parece saber bem o que é feio e o que é bonito, mostra para a sociedade como diferenciar a beleza da feiura e a sociedade aceita numa boa. Na real, acho que o conceito de beleza é complexo demais para ser ensinado. É uma daquelas coisas que não te ensinam mas você aprende (ou não). Aliás, aprende não, descobre. Porque pelo o que dizem, cada um têm o seu conceito diferente de beleza. O que é bonito pra mim, pode não ser pra você. É o que dizem. Já eu não sei dizer se é verdade pois eu nunca fui outra pessoa além de mim mesmo. Então conheço apenas o meu próprio conceito de beleza. E o meu conceito de beleza é diferente do que a mídia nos apresenta.

Não vou ser hipócrita aqui, é claro que acho aquelas modelos, mulheres de propaganda de produtos de beleza e dançarinas e ajudantes de programas de auditório chatos, bonitas! Lindas, elas são lindas sim. De rosto e de corpo. Elas costumam ser mais lindas de corpo do que de rosto na verdade. Linda de corpo é o corpo bonito. Mulheres com corpo bonito pra quem não sabe, são mulheres gostosas. Mulher gostosa é aquela mulher magra (ou não gorda), com seios fartos (ou não tão pequenos) e bunda grande (não tão grande a ponto de precisar de duas cadeiras para se sentar). É isso. Você nem precisa ter o rosto bonito. Você pode parecer um homem, mas se tiver um corpo nas "medidas certas" você ainda é gostosa. Não sou eu que estou dizendo, mas é o que vejo por aí.

Agora falando sério, pra mim, a mulher não precisa necessariamente ser bonita de corpo (gostosa) pra ser bonita. A mulher não precisa ter os peitos maiores que o cérebro para ser atraente. A mulher não precisa ser toda perfeita, com os dentes todos brancos e alinhados, pele bronzeada, nariz bem desenhado, rosto bem configurado para ser bonita, não precisa! Pra mim não faz mal ter a sua pele da cor natural, com um pouco de pintas, manchas e celulites. Não vejo nada demais ter o nariz ou os dentes um pouco grandes. Não me preocupo com os kilos a mais ou kilos a menos. Ser uma mulher bonita não é necessariamente ser igual a gostosona da TV. Pelo menos não pra mim.



Semana que vem parte 2: Sendo Feio

E para um eu mais subjetivo (???) dê uma olhada no X-Ray Mind, meu Tumblr:
http://bleachit.tumblr.com/

4 comentários:

  1. Anônimo00:00:00

    A mesma opinião tenho em relação aos homens. Não acho que para ser bonito precisa daqueles músculos...

    ResponderExcluir
  2. Eu por exemplo gosto de homens mais 'gordinhos ' rs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:54:00

    O conceito de "beleza" nasceu quando um grupo auto intitulou-se belo e resolveu que os demais seriam chamados de feios. E os "feios" foram os subjugados que aceitaram. Assim o foram tantas outras invenções humanas, base de preconceitos, discriminações e formas de alienação que o homem criou para si e para nos tornar "diferentes" uns dos outros e usar essa tal diferença para explorar o próximo. A beleza é algo subjetivo? Sim! Cada pessoa, em uma determinada época e num determinado lugar, dentro de um grupo específico, concretiza em sua mente valores que o permitem perceber o mundo à sua volta. E esses valores não são "puros", no sentido de serem a opinião real de uma pessoa. Todos nós nascemos dentro de um determinado grupo social, pelo qual somos moldados (todos, sem exceção), quer queiramos ou não. Um exemplo disso é a linguagem, que aprendemos através do outro, ou seja, vemos alguém falando e, tendo capacidade para isso, desenvolvemos nossa fala. Somos espelhos de nossos grupos e os outros indivíduos nos influenciam, ninguém é totalmente autêntico. A questão da beleza como um padrão excludente é perfeitamente delineada nessa Era em que vivemos: a incerteza, o consumismo, a felicidade que parece inatingível, a exploração do homem e a descrença no futuro. O modelo capitalista dita as regras: você tem que comprar um Nike, você tem que ser como a Gisele Bündchen, você tem que ser musculoso e transar com muitas mulheres, você não tem que envelhecer... bllá-blá-blá.
    Assim, é uma pena que o belo não reflita mais o que é bom pra nós ou o que nos dá paz ou qualquer outra REAL sensação de conforto ou felicidade. Hoje em dia o belo é o que a mídia diz que é. Ponto final?
    #Jackqueline

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:56:00

    A beleza pra mim não "vem de dentro" não. Pra mim a beleza vem do movimento, do jeito de sorrir, do jeito de expor opiniões. Gosto de mulheres que ocupam espaço, que falam e também das pessoas expontaneas. Principalmente das "bruxas". Existem mulheres completamente irresistiveis sem necessariamente terem o padrão de beleza imposta pela midia. Moro em Moçambique onde moram muitas mulheres do oriente (indianas, paquistanesas) e vos digo meus amigos que conheço a beleza,rsrs. Estas mulheres se vestem quase que por completo e é este misterio que atrai, as vezes só os olhos delas me deixam apaixonado.
    Caso ainda haja duvidas:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/271984/

    ResponderExcluir