24.3.12

É o quê?

Desde pequeno eu tenho certas dificuldades de me comunicar com as outras pessoas. Uma dessas dificuldades que me mantia mais afastado delas e me fazia sentir mais diferente dos outros, era a fala. Sempre que eu falava com alguém, não importa quem, ninguém nunca me escutava. Como numa roda de amigos, todo mundo conversando, eu começava a falar e expor opiniões, aí eles começavam a conversar entre si como se eu nunca tivesse dito nada. Ou quando eu perguntava algo para alguém, esse alguém me ignorava e continuava a fazer o que estava fazendo, como se eu nunca tivesse emitido um som.

Ninguém nunca me escutava e quando escutava, não entendia. E quando não me entendiam, eram sempre as mesmas respostas: "O quê?", "como?", "não entendi", "não ouvi", "fala mais alto!", "fala com a boca, porra!". Chegava a conclusão que todo mundo era surdo, ou que eu escutava melhor que todo mundo. Depois descobri que o problema não era a audição de ninguém e sim a minha fala.

Todos diziam que eu falava baixo demais. Minha mãe dizia que eu falava pra dentro. Falava só pra eu mesmo ouvir. Mas não era por querer, pra mim eu falava tão alto como todo mundo. As pessoas falavam: "Fala mais alto! Fala mais alto! Fala que nem homem!" e eu pensava que tinha que gritar pra todo mundo ouvir, pois no volume que eu falava era alto o bastante para as pessoas me entenderem. Pelo menos era o que eu pensava.

Sim, eu ainda "falo pra dentro" às vezes, mas a frequência de pessoas não conseguindo me ouvir caiu um pouco. Às vezes eu ainda me irrito quando alguém não me escuta. Eu falo alguma coisa daí eles respondem: "Fala mais alto!", aí eu respondo: "Mais alto!". Mas eu tenho que entender que sou eu que falo baixo demais, as pessoas não tem culpa. Às vezes acho que tenho que reaprender a falar, sabe?

Bem é isso. Estava querendo achar uma maneira legal e criativa de terminar o texto, mas não consegui. Então vou apenas parar de escrever.

4 comentários:

  1. "O quê?", "como?", "não entendi", "não ouvi", "fala mais alto!", "fala com a boca, porra!"
    É impressionante como ouvi isso minha vida toda.
    Tenho um "problema" que faz com que minha voz seja um pouco baixa e soe estranho. Devido a isso, evito falar muito, só falo com quem realmente pretende me ouvir.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:59:00

    Uma das característica do tímido é falar baixo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu tenho o mesmo problema com certas pessoas.
    Mas no meu caso, eu tenho uma boa dicção, minha voz sai bem e eu falo de modo claro.

    Sabe o que eu acho que deve ser? Deve ser por causa do meu cabelo, dos meus óculos, minhas roupas, minha altura, minha aparência....

    tem muito dessas hj
    daí depois vem os psicólogos dizerem que vc tem que se moldar a forma dos outros, ser padrãozinho.

    E......? Q se fooodaa!
    Eu gosto de ser como sou e pronto!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, um dia eu pedi a Deus que me desse um sonho me explicando o que devia fazer para que as pessoas compreendessem o que eu quero falar. O sonho que Ele me deu foi comprido e como eu já estou habituada a interpretar os símbolos dos meus sonhos, não vou relatar aqui como foi o sonho exatamente. Resumindo vou explicar o que Ele aconselhou para o meu caso.
    Não posso adivinhar aquilo que Deus aconselharia para o seu caso mas traduzindo a linguagem divina para a humana falou assim:
    a) Quando você falar ou escrever tem que saber quem são as pessoas que o querem ler ou escutar. Para escrever tem que pensar quem o vai ler. Escreva um livro, escrever, reescrever e fazer uma revisão algum tempo depois de ter escrito faz a gente se conhecer melhor!
    b) Para falar tem que escolher a companhia certa para você.
    c) Depois o tom da voz tem que ser especial. Você grava a sua voz e coloca uns escoltadores e verifica a sua própria reação à sua voz e às suas palavras. Nunca gritar, isso de precisar de gritar é pedido de gente estupida! Você precisa falar para gente inteligente. Para estes precisará pensar antes no que vai dizer e não de gritar.
    Coragem, você faz muito bem escrever um blog, o acaso é divino e vai trazer aqueles que precisam das suas palavras na altura certa! Abraço Luz de Portugal
    http://sonhos-divinos.blogspot.com/

    ResponderExcluir