2.10.12

O sujeito da mente fechada

Estávamos conversando, eu e esse cara do meu trabalho que fui meio que forçado a conhecer.
Não demora muito e a conversa vira um monólogo. O sujeito fala, fala, fala, fala e eu vou apenas acenando a cabeça concordando com tudo. Até que ele pergunta:
- Não vai falar nada? Porque você não fala alguma coisa? Estou faz tempo aqui falando e você aí calado só balançando a cabeça!
Calmamente eu retruco:
- Bem, o que você quer que eu diga?
Ele responde:
- Ué, não sei. Você é sempre assim calado? O que você faz para se divertir com seus amigos?
- Não tenho muitos amigos na verdade.
- Como assim?- Ele pergunta indignado.
- Bem, como é que se faz amigos?
- Conversando.- Ele responde.
- Então, como você já percebeu, conversa não é o meu forte.
- O que você faz para se divertir?
Então volto para a mesma velha história de sempre:
- Eu fico mais em casa, não saio muito. Jogo vídeo-game, fico na internet, leio livros...
- Nossa!- Ele interrompe.- Mas você não vai para festas?
- Não.- Respondo.
- Balada?
- Não.
- Você bebe?
- Não.
- Fuma? 
- Não.
- Usa drogas?
- Não.
- Namora? É casado?
- Não, e não.
- Vai para a igreja?
- Não.
- Torce para algum time?
- Não.
- Pratica algum esporte?
- Também não.
- Você nunca saiu para encher a cara, ficar bêbado, muito louco?
- Err... Não.
- Nossa- Ele ri.- Sua vida parece ser mesmo...
- ...Uma merda?- Sugestiono. Ele dar gargalhadas.
- É, talvez. Haha.
- Pois é.- Eu concordo.
Daí ele começa a falar da própria vida, tão orgulhoso quanto um político falando das obras e mudanças que ocorreram em seu mandato.
- Eu não cara. Hoje eu sou casado, mas antes eu levava uma vida muito agitada. Saí muito com os meus amigos, bebia muito, enchia a cara, passava mal, vomitava na rua, era carregado pra casa direto, era tão divertido. Já experimentei drogas também, comi muita mulher desconhecida e tal...

E ele continuou falando e falando como se estivesse, indiretamente, tentando me dar exemplos de como a vida deve ser vivida. E de repente ele pergunta:
- Você não tem amigos mesmo? Nem dos tempos da escola?
Eu respondo:
- Nos tempos de escola eu era o nerd que era sempre zoado por todos. Isso até o segundo ano do ensino médio, quando eu comecei a usar boné e andar com a cara fechada, isso fez com que parassem de me zoar e começassem a manter distância de mim. Pararam de me ver como um nerd e passaram a me ver como uma espécie de psicopata.
Ele me olha espantado e pergunta:
- Nossa! E você gostava disso?
E eu respondo:
- Por um lado era bom, pois mantinha os idiotas longe. Mas por outro era ruim, pois diminuía ainda mais as minhas chances de fazer amizades.
- Cara, você gosta da sua vida assim?
- Na verdade, não muito.
- Você já parou para pensar quantas amizades você perdeu sendo tímido assim?
- Já, e?
Aí ele começou:
- Cara, você não vai conseguir muita coisa na vida desse jeito não.
- Mas o que eu posso fazer? - Perguntei curioso.
- Vou te dar um conselho, cara. Para de ser tímido assim, se solta, conversa, você vai ver que é bem melhor.
Não entendi, então perguntei:
- Como assim? Você acha que eu sou tímido assim porque eu escolhi ser.
- Eu não acho, tenho CERTEZA que você é assim porque você quer ser!
Não pude acreditar no que ele acabara de dizer.
- O quê! Você realmente acha que eu levo uma vida de merda porque eu quero?!
Ele simplesmente responde:
- Sim.
- Como assim?- Dessa vez eu pergunto indignado - Mas nem se eu fosse um masoquista idiota!
Aí ele diz:
- É que você tem a mente muito fechada, não sabe o que é viver ainda. Por isso eu tô tentando te ajudar com esse conselho. Para de ser assim tímido, e começa a se soltar logo, cara.
Dessa vez eu tive que elevar o meu tom de voz:
- Ajudar? Você não tá ajudando! Isso não é conselho! "Para de ser tímido", não é assim que funciona. Esse negócio de "se soltar" é o que todo mundo fala pra mim desde que eu era criança! Se quiser me ajudar de verdade você devia me explicar COMO é que se faz para eu "me soltar" e parar de ser tímido! Depois eu é que sou o mente fechada.
- Tá me chamando de mente fechada?- Ele se revolta.
- É o que tá parecendo. Você acha que as pessoas devem ser ou são iguais a você, mas não são! Existem pessoas diferentes, existem pessoas tímidas. E elas são tímidas porque tem dificuldades de se socializarem, não porque elas querem ser assim. Você consegue conversar com facilidade? Meus parabéns, mas eu não consigo, sinto muito!

Dessa vez ele se calou. E eu continuei:
- Eu já sofri e ainda sofro muito por ser assim, e você acha que é por que eu quero?! Que tipo de pensamento é esse?!

Então eu parei. E um longo silêncio reinou aquele lugar. Sabe, o que mais me espanta nesse evento real que aconteceu comigo? É o fato de que ainda haja pessoas assim. Pessoas que convivem muito tempo com outras pessoas parecidas, e quando se deparam com uma pessoa diferente delas, acham que estão diante de um alien que precisa ser "humanizado", "terraquiamente domesticado" aos seus mesmos gostos e costumes. Pessoas estas que pensam que todos são ou devem ser iguais à elas. Pessoas de mente tão fraca, de mente tão...fechada.

21 comentários:

  1. Anônimo12:06:00

    que bom que voltou a escrever ~^

    tem noticias do erick do blog comedia mortifera? ele ja ta a um tempo sem postar nada/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente meu blog foi vítima de um roubo. Roubaram a senha... felizmente o infrator não postou nada.
      Espero estar montando um novo blog recentemente, mas ainda é uma hipótese pela minha falta de tempo.

      Excluir
  2. É bom estar de volta.

    Nunca mais tive notícias do Erick, ele sumiu faz tempo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:51:00

    Hum... qual o seu conceito de ter uma vida legal e não uma de merda?
    Pois a vida que o seu colega mencionou parece ser pior, na minha opinião, uma vida fútil. Mas deixar de ser tímido, apesar dele não ter entendido o seu lado, acredito que seja muito bom. Um caminho para perde-la pode ser você começar a fazer tudo que te dá vergonha e aos poucos você passa a perceber que não precisa ter vergonha, isso acontece aos poucos.
    Responde a minha pergunta,
    Tchauzinho!

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão. A vida do meu "colega" não é nada melhor que a minha, acho a vida dele bem fútil também.
    Não quero ter uma vida igual a dele. Só quero ser mais sociável.

    E me desculpe dizer, mas o seu conselho também não ajuda. A minha dificuldade não está em "o que fazer", mas sim em "como fazer". Não é nada fácil simplesmente fazer tudo que me dá vergonha. Eu sei, já percebi faz tempo que muitas coisas que faço, (ou quero fazer) não deviam me envergonhar, mas envergonham.

    Enquanto a sua pergunta de qual é o meu conceito de vida legal e não de uma merda, bem, vamos dizer que o conceito de vida legal pra mim seja algo meio utópico infelizmente. Na minha opinião, não há vida legal, só menos chata. Pra uma vida ser definida de uma vez por todas como, "Vida Legal", teria que ser tudo beirando a perfeição. Uma vida sem muitas preocupações e injustiças, ou seja, vida legal não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, você parece que está beirando o inicio de depressão. As pessoas não precisam fazer como seu colega (acho isso muito idiota), mas é preciso se "socializar" quando começa a acontecer isso você achará que sua vida é legal, mas como você disse como fazer isso?
      Não sei muito como te falar isso, apenas tente as poucos conversar com as pessoas, no escritório, procure saber o nome delas, peça uma caneta ou uma borracha emprestada de vez enquanto, bom faça pequenas atitudes, aos poucos você vai conversando e fazendo amigos. Não procure ter uma vida igual o seu "colega", apenas tente fazer amigos e você sairá para comer uma pizza com os amigos, arrumará uma namorada etc...

      Excluir
  5. Anônimo22:16:00

    Máximo respeito!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:17:00

    Ué já ta trabalhando que emprego é esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu sou porteiro. Desde agosto já.

      Excluir
  7. Anônimo13:28:00

    Eu sou tímida também. E sabe qual o problema? As pessoas não me dão oportunidades de deixar a timidez de lado! Os outros não percebem, mas nós sabemos, como somos tratados diferente pelas pessoas só por ser tímido. Elas nos intimidam. Como esse cara aí. O tímido só consegue "se soltar" quando ele percebe que não há "pressão", que ele é livre pra tentar se socializar nem ninguém por perto pra julgar as maneiras e intenções dele. Eu já tentei me soltar. E sabe o qua aconteceu? Me ignoraram! É, todos já me viam como "a timida" e então, quando eu queria falar algo a mais, não davam tanta importancia. Por que pra essas pessoas de mente fechada o timido deve permanecer no lugar dele. Sabe o q eu vi esses dias? Uma reportagem, em q o entrevistado dizia que "sim, o timido tem lugar no mercado de trabalho" . Sabe onde? Num escritorio, num lugar onde ele NÃO FALA com NINGUEM. Agora me responda... a sociedade quer q os timidos se "soltem"? Não... elas preferem acreditar que a timidez é algo q tem a ver com a personalidade de cada um e quem nasce timido morrerá timido. O dia que eu deixar de ser timida, vai ser o dia em que eu viajar pra um lugar onde ninguem me conheça, e então, eu vou soltar o verbo. Vou ser quem eu realmente sou por dentro.

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo.

    Só que tem uma coisinha diferente no meu caso. Além de ser tímido, tenho uma personalidade totalmente introvertida. Quase anti social. No meu caso eu prefiro sim trabalhar em um lugar sozinho. Mas também gostaria de ser capaz de conversar bem com uma pessoa que eu quisesse falar. E aí está o meu problema. Gosto de ficar sozinho, mas quando estou numa situação social, não sei reagir.

    Se quiser pode mandar seu MSN pelo meu e-mail, caso queira conversar.

    ResponderExcluir
  9. Eu já tentei ser sociável, mas a imagem de tímido já fazia parte de mim, por mais que eu tentasse não recebia a atenção necessária, é mais ou menos como a anonima falou. Até que um dia eu pensei: "Por que continuo fazendo isso? Eu não gosto dessa vida, não me dou bem com pessoas". Eles querem a todo momento que você se ajuste na sociedade, mas se ajustar como? fazendo o que eles querem e sendo mais infeliz? Foi quando eu cansei e aceitei meu estado, eu posso não ser feliz, mas me sinto melhor do que me sentiria se tivesse tentando levar uma vida normal, como a de todos os outros, ou uma vida fútil, como a do seu colega de trabalho. Não tenho muitos amigos e prefiro, na maioria das vezes, ficar sozinho. Se fosse eu em seu lugar, teria evitado o máximo prologar o dialogo, não sendo mal educado, mas falando pouco e concordando com ele (O que venho fazendo), pois acho que não vale a pena discutir com essas pessoas, elas tem a mente fechada, tentar explicar algo a elas é o mesmo que monologar.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo00:44:00

    Fala Andy, que bom que voltou a publicar no blog! Mas agora me responda algumas coisas. Se alguma vez vc já parou e analisou o comportamento dos outros tímidos? No que os faz tímidos?
    Por ex: o modo como andam, como falam, como se comportam diante das diversas situações. Se vc consegue identificar e perceber um incômodo em si mesmo por conta daquela pessoa agir de tal forma.? Se tudo for sim, é pq vc sabe o que é um incômodo e deve ser evitado.
    Vc tem uma boa escrita, sabe expor bem o seus pensamentos, por que não age assim na vida real? Será mesmo que seja algo tão difícil desenvolver um dialogo com alguem?
    Peço amistosamente que vc procure um psicólogo cara! Eu acredito que timidez tem jeito e que vc é capaz de ser uma pessoa mais feliz sendo menos fechado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já procurei uma psicóloga no começo do ano passado. Fiz terapia até outubro de 2011. Foi aí que a minha psicóloga sumiu e começou a me evitar. (Sim, minha psicóloga começou a me evitar. Vou falar sobre isso no próximo texto do blog.)

      Eu era bem pior cara. Eu não conseguia sequer olhar pro rosto de uma pessoa. A terapia me ajudou um pouco. Hoje eu consigo olhar para os olhos de uma pessoa tranquilamente. Sei até puxar umas conversinhas às vezes, só não sei me manter na conversa, dar continuidade, sabe?

      Enfim, obrigado pelo conselho e por ler o blog.

      Excluir
  11. Anônimo23:29:00

    Heey Andy, cadê o próximo texto q vc ia falar sobre sua psicóloga?? Fiquei ansiosa demais pra saber sobre o q aconteceu :)

    ResponderExcluir
  12. EXATAMENTE o que você falou no último parágrafo.
    Eu não sei se é assim no mundo todo, eu às vezes tenho uma teoria que no nosso país é muito pior essa coisa de " quando chega alguém diferente vêem como um alien" porque aqui, o que é considerado "normal"? Viver sempre com um sorrisão estampado no rost, independente de tu tá na merda(é aquela frase de sempre "ai, eu sou pobre mas sou feliz" - tá, como se viver sem dinheiro não te trouxesse felicidade),ser bem falador, encher a cara, pegar um monte de gente, putaria na rua, putaria na novela, nas roupas, aquela coisa de "jeitinho brasileiro" - ou seja, ser "malandro", não ter educação para andar na rua, dirigir, pegar fila em mercado....- essas coisas e outras mais. Sei lá, talve em algum outro lugar no mundo onde haja pessoas que fujam um pouco desse "modelo", ou haja mais diversidade de pessoas convivendo seja um pouco diferente. Talvez, não sei né. Ou vai ver, o mundo, de modo geral, é uma MERDA mesmo. E a gente tem que sofrer catando por aí aqueles poucos seres humanos, que compoem o 1% do planeta que vale a pena. Mas é algo que não é fácil de se encontrar.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18:16:00

    Morei dois anos em Mocambique e 2 anos na Argentina,cheguei a conclusao que as pessoas sao sempre iguais, nao so no Brasil, no mundo todo. A cada 100 pessoas voce conhece uma especial. Pra mim a unica coisa que funcionou foi quando decidi ser completamente descaradado, toda vez que eu socializo eu uso sarcasmo, tento sempre elevar o nivel da converse de forma que as pessoas se percam e me respeitem de forma a me deixar em paz, nao tenho mais vergonha ou medo de falar, pelo contrario nao a nada melhor que expressar suas opinioes sem medo. perdi todas as expectativas e so deixo as conversas fluirem de forma natural nao me importando com o que pessoas que eu vejo uma vez por dia vao pensar de mim, nunca ouca a voz dos outros ignorando sua propria voz.(desculpe os erros, meu teclado nao tem acentuacao.)

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de dizer que esse homem é singular e incomum, ou que o mundo está mudando e as pessoas estão se tornando mais compreensivas e de "mente aberta"... mas...
    Eu mesmo já cheguei a ter um segundo de crença no parágrafo acima, devido a uma onda de manifestações pelo país sobre assuntos diversos, mas pelo visto nada disso influencia na decadência do mundo real.
    Pessoas assim me aborrecem. Mesmo tendo a consciência que eu mesmo posso ser assim em alguns assuntos. E isso me deixa ainda mais aborrecido.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo04:43:00

    Não entendo essa aspiração, essa necessidad, "disfarçada" algumas vezes e bem óbvia outras vezes, de deixar de ser o que se é? É preciso uma certa coragem para se ser tímido, não sei se estão bem a ver. O "amigo"não tem essa coragem, precisa de no mínimo imitar e competir para ser timido de jeito nenhum. Pois, porque não parar de se comparar com os "não tímidos", deixar de aspirar a conseguir fazer o que os não tímidos fazem e olhar para dentro e começar a descobrir e a fazer o que se gosta realmente? Ninguém vai dar importância a uma pessoa calada, observadora e com um potencial oculto. Sim, eles devem ficar no seu canto, a concorrência já é muita nessa luta social e vazia de ser o melhor entre os iguais (imitadores). O vulgar tem muito medo do diferente. Estão habituados, inconscientemente, a acabarem "vencidos" por eles. Esse "vencidos" está apenas na mente de quem se sente vencido porque na realidade ninguém tenta vencer ninguém. Para se ser uma ameaça para a vulgaridade, basta ter personalidade forte. E para se sofrer muito basta escutar as dicas do vulgar em detrimento da voz interior. Mas, eu noto nesse "como fazer" uma vontade enorme de ser vulgar, e nesse "ser diferente" um enorme desconhecimente sobre "si mesmo". Já pensou que talvez o vulgar imite o politicamente correcto por que incapaz de se conhecer a si mesmo? E você? É tímido ou mimado? Há grandes diferenças. Fazer o papel de vítima é um enorme atraso para tudo. Bem, desculpe a sinceridade e as perguntas diretas? Elas fazem falta. Mas também faz muita falta gente diferente que se conhece a si e o porquê de tanta gente imitar outra tanta. Muita falta. Em minha opinião ser tímido é natural. A diversidade é a base da mãe natureza.

    ResponderExcluir