30.4.13

Veja antes de morrer #4 - Dead Man's Shoes

Título original: Dead Man's Shoes
Título nacional: "Vingança Redentora"
Ano: 2004
Gênero: Suspense psicológico/Drama
Direção: Shane Meadows
Roteiro: Shane Meadows, Paul Fraser e Paddy Considine
Elenco: Paddy Considine, Toby Kebbell, Gary Stretch, Stuart Wolfenden...
País: Inglaterra

Sinopse: Dois irmãos regressam à sua terra natal aqual deixaram anos antes. Apesar da intimidade que os une, são muito diferentes: Richard (Paddy Considine) é forte e decidido, Anthony (Toby Kebbell) mais novo, é hesitante. Acampados na encosta da cidade, tendo-a como vista, relembram seu passado. Mas Richard não veio para recordar. Ele está de volta por vingança. Ele sabe o que quer e sabe onde encontrar. A cidade que ele deixou oito anos antes, ainda é liderada pela mesma pequena gangue de traficantes e criminosos. A ameaça da sua presença é suficiente para induzir a suspeita. Por que ele voltou? O que ele quer? Quem é ele afinal? Um a um, ele segue-lhes o rastro, provocando pânico, voltando-os uns contra os outros. Enquanto o grupo se separa, aprendemos a terrível verdade sobre a punição e como um amor de irmão inspira um violento castigo.

"Se eu fosse você, juntaria tudo que tiver para vir atrás de mim. Por que eu vou atrás de você, vou pegar todos vocês!"


Filmes com a temática de vingança sempre atraíram minha atenção. Foi pesquisando sobre esses tipos de filme que descobri "Dead Man's Shoes". Outro tipo de filme muito atraente pra mim, são filmes indie. "Dead Man's Shoes" apresenta um roteiro simples, locações nada complexas, câmera trêmula, recursos aparentemente mínimos e foi filmado em apenas 3 semanas. Características básicas de um filme indie. Mesmo assim não me arrisco dizer que se trata de um, mas, com certeza, não é daqueles filmes enormes de orçamento milionário. Enfim, o tema vingança e o ar de filme indie foram os suficientes para me interessar pelo filme. Não se engane, só por ser um filme de vingança, não se trata de um daqueles bang bangs urbanos. O filme economiza munição e segue seu estilo próprio de vingança, mais silenciosa, eficiente e psicológica.
 "Dead Man's Shoes" já começa bem, com a sequência de abertura ao som da bela canção "Vessel in vain" de Smog, artista ainda pouco conhecido. Aliás uma das coisas a serem bem elogiadas nesse filme é a sua banda sonora. Ótimas canções que tocam ao longo do filme preenchem bem os momentos de calmaria estória.



 Outro ponto que merece destaque é a maneira que o enredo é apresentado ao espectador. Aos poucos, através de flashbacks, vamos conhecendo as motivações que levaram Richard (Paddy Considine) a aterrorizar a vida de suas vítimas, e até que nível de gravidade foram os erros dos antagonistas para merecerem suas respectivas punições.


 Uma das coisas que você mais pode sentir assistindo  "Dead Man's Shoes", é tensão. A cena em que Richard fica cara a cara com um dos seus inimigos e deixa bem claro que não tem medo dele, por exemplo, é uma das cenas mais poderosas e tensas do filme inteiro. O suspense psicológico apresentado no filme é também muito bem conduzido pelo seu protagonista explosivo, imprevisível e calculista. Isso se deve também a competente atuação de Paddy Considine (que é também sósia de Rafinha Bastos) e a de Kebbell como seu irmão deficiente. O excelente filme começa de forma lenta e até cômica pela desorientação dos alvos. Mas logo se desenvolve para uma trama mais sombria e forte, dando resultado a uma pequena reviravolta no final, e uma conclusão inesperada com um significado talvez subjetivo demais para qualquer um aceitar. "Dead Man's Shoes" definitivamente não é um filme ordinário sobre o tema vingança, quando se pensa que vai seguir uma linha, o filme toma outra. Algo que se pode atribuir também a tridimensionalidade de seu personagem central Richard, que é um justiceiro que também comete erros. Às vezes a vingança não está em punir o outro, e sim a si mesmo. O filme de Shane Meadows mostra isso com muita competência.

5 adjetivos que melhor descrevem o filme:
Simples
Eficiente
Tenso 
Forte 
Comovente





Trailer do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário