24.4.13

Dinheiro traz felicidade?

...Então, não! Pelo menos foi a conclusão que cheguei depois de muito refletir sobre o assunto. Muitos podem dizer que não posso chegar a conclusão nenhuma pois não sou milionário. Eu digo que não preciso ser milionário para chegar a tal conclusão. A conclusão de que, realmente, dinheiro não traz felicidade. Bom, pelo menos não a felicidade que todos sonham ter. Aquela felicidade duradoura, plena, aquela satisfação de viver. Pra falar a verdade, o dinheiro traz sim um tipo de felicidade.

Primeiro partimos do princípio de que o dinheiro só pode nos trazer coisas materiais, concorda? Coisas materiais nos trazem felicidade, só que aquela famosa felicidade de curto prazo, ou como eu gosto de chamar: "felicidade de plástico descartável".  Sabe quando você compra um celular novo, uma TV, um vídeo game, talvez até roupas, daí você fica feliz? Essa felicidade dura um tempo, um dia, uma semana, aí você se acostuma com aquela sua nova aquisição e sua vida volta a ser uma merda. É a felicidade de plástico descartável. Aquela que você usa um pouco e é descartada logo depois. Dinheiro nos traz felicidade de curto prazo, não a felicidade que te dá sentido na vida, que te dá paz de espirito.

Estou dizendo tudo isso porque me revolta quando vejo alguém dizendo que pessoas ricas e famosas não tem o direito de se sentirem infelizes, sentirem tristes. Tristeza é um sentimento muito comum e pode atingir qualquer um, e ao meu ver, você tem que ser muito fútil e vazio para se sentir completo, para se sentir realizado com suas roupas de marca, seu carro, seu Iphone. A verdadeira felicidade, a felicidade de longo prazo, não pode ser comprada. Pois a felicidade não se encontra em prateleiras e nem possui etiquetas de preço.

4 comentários:

  1. Oi Andy! Eu dei uma atualizad no meu blog, se tu puder passar lá e dar uma olhada... www.almostana.blogspot.com Valeusss!

    ResponderExcluir
  2. Andy, concordo com o teor principal do seu ponto de vista, mas acredito em possibilidades.
    Essas chamadas "felicidades duradouras" acontecem em oportunidades que temos de encontrá-las. Não é simplesmente "vou na padaria comprar pão e fico feliz para sempre", elas acontecem (na maioria das vezes) em lugares diferentes, com pessoas diferentes, por motivos diferentes da nossa vida chata e rotineira. O dinheiro pode AJUDAR a conseguir esses momentos.
    Comprar viagens, influenciar em conhecer pessoas, garantir até mesmo coisas materiais que ajudam nisso...
    por exemplo: Eu acho que ser feliz é viver intensamente aquilo que realmente quer, mas não tenho dinheiro sequer para sobreviver direito, logo preciso trabalhar, e com isso seguir responsabilidades, e com isso limitar minha vida e minha felicidade. Se eu tivesse mais dinheiro essa limitação poderia ser menos limitadora, menos intimidadora... trabalhar não seria algo tão importante e poderia gastar mais tempo tentando ser feliz.

    ResponderExcluir
  3. Acho que dinheiro não trás felicidade, mas em determinados momentos ele pode ser um meio para isso.
    Em meu ponto de vista, felicidade é um conceito muito abstrato e subjetivo, varia muito. A unica conclusão que chego é a de que a felicidade plena e perpetua, aquela que passamos a vida toda idealizando, não existe. Desfrutamos de momentos felizes, somos consumidos por esse estase ao qual chamamos de felicidade, e ele dura pouco... alguma pessoas conseguem prorrogá-lo por um bom tempo, mas de uma forma geral, passamos a maior parte do tempo tentando ser felizes e não sendo felizes. As vezes a felicidade que buscamos não passa de uma ilusão, mas uma ilusão que nos conforta e nos deixa pleno.
    Talvez, se começássemos a olhar para a felicidade como seno um meio e não um fim, desfrutaríamos muito mais dela.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:15:00

    Felicidade não é dinheiro, né! O sionismo está de olho em vc :)

    ResponderExcluir