19.11.13

Seguir o roteiro

Nascer, crescer, estudar. Conseguir um diploma, conseguir um emprego, conseguir conhecer alguém especial. Então casar, ter filhos, ter sua própria família, envelhecer e morrer.

Não tenho amigos, não conheço muita gente. Mas posso te assegurar que descrevi resumidamente a vida de muitas pessoas por aí. A vida que muitos viveram e a vida que muitos viverão. Como eu posso saber disso? Tenho super poderes? Andy, seu imbecil, você é vidente? Veja bem, ultimamente tenho trabalhado num roteiro de um curta metragem caseiro, que pretendo fazer com meu irmão e alguns primos meus. Você sabe o que é um roteiro, certo? Bem, caso não saiba eu explico:

O roteiro (pelo menos o de filme) é basicamente o guia de um filme. Nele está escrito o número de cenas que o filme vai ter e tudo o que vai acontecer nele. Como a história do filme vai começar, como a história do filme vai se desenvolver e finalmente, como ela vai acabar. O diretor, os atores e até o editor do filme, usam o roteiro para saber o que deve ser feito e como deve ser feito.

Agora você me pergunta, como eu sei que muitas pessoas seguem, estão seguindo ou já seguiram o modelo de vida que descrevi no início desse texto? É simples, a vida tem um roteiro pronto que muita gente insisti em seguir. Tudo bem que alguns pontos são inevitáveis, como nascer, crescer, envelhecer e morrer. E olha que crescer e envelhecer é só pra quem nasce vivo. Mas se casar e ter filhos por exemplo, é como se fosse um protocolo social que tem a obrigação de ser seguido por todos.

Já vi pessoas que decidiram não ter filhos serem hostilizadas e chamadas de egoístas.

Às vezes me dá a impressão que as pessoas só fazem faculdade, se casam e têm filhos, não porque querem, mas porque todo o resto segue a regra. É como se a pessoa não soubesse o que fazer da vida, e que, por precaução decide seguir o modelo de roteiro pronto da vida.

Se você também pretende seguir esse roteiro pronto, tudo bem. Se você sabe o que te faz feliz, parabéns! Afinal, quem sou eu pra falar como você deve viver a sua vida? Mas quando eu me posicionar contra o roteiro de vida e tentar ser mais criativo criando o meu próprio, não venha me pressionar a viver ao seu modo!

4 comentários:

  1. Anônimo01:59:00

    A parte de casar e ter filhos eu quero seguir, pois quero formar uma familia para compartilhar minha vida, acho isso super positivo. Muito bacana a sua opiniao, hj estive pensando nisso... "caramba, preciso ver como vou fazer pra fazer uma faculdade", e eu nem se quer sei o curso que quero, pensei assim so por causa desse roteiro que vc falou, que e o q a sociedade impoe. Temos q ser o q e melhor pra gente e esquecer de preceitos.

    ResponderExcluir
  2. QUE SUSTO! Achei que tinha deletado o blog! Estava tentando acessar antes mas não dava. Daí fui catar na minha lista do blog e também não achei. Vai ver era alguma coisa errado que estava fazendo e minha internet estava ruim..... :P
    Na verdade passei aqui para dar um "oi" e dizer para você NÃO DELETAR O TEU BLOG DE JEITO NENHUM!!! Pessoas como nós tem em seus blogs uma verdadeira terapia: mesmo quando a gente fica longe por um tempo a gente volta meio que desafogando todas as mágoas por aqui e conseguindo aliviar um pouco o peso de ser uma "alma que pena nesse mundo" - hahaha, estou muito filosófica hoje! XD
    Andy, o que você achar de fazer um blog conjunto? Me passou essa ideia pela cabeça há pouco, enquanto escrevia no meu blog.
    Dá uma pensada no assunto.

    Enquanto isso.... não te desejo Feliz Natal e Feliz Ano Novo pois isso é muito senso comum e também é um tanto irônico desejar isso a ateus,agnósticos ou pessoas sem religião(meu caso). Mas, have a nice week and a good time (as soon as possible!) ;)

    ResponderExcluir
  3. Ah, e dá uma olhada nesse blog não sei se tu já conhece: http://www.angustiaetica.blogspot.com.br/ é muito bom. Lembrei de você quando li várias postagens. A guria é boa na escrita e nas opiniões! ;)

    ResponderExcluir
  4. A ideia seria fazer um blog onde existam vários "autores" que postem nele. A princípio pensei em você pela compatibilidade de ideias, interesses e modelos de escrita comigo. Penso em chamar outras pessoas também, como a autora do blog do link acima, minha irmã e talvez mais alguém. Não pensei exatamente o assunto para delimitar nem qual domínio ocuparíamos se seria o blogger, wordpress etc. Mas penso em fazer um blog sobre vários assuntos pois daí podemos delimitar por "marcadores" para quem estiver lendo acessar o assunto desejado. Claro que a linha a seguir seria mais ou menos a que nós seguimos e os gostos seriam voltados para um público mais "geek" ou alternativo. Ou para qualquer pessoa com a mente aberta que esteja a fim de ler algo mais aberto também. Bom, eu vou te atualizando da ideia a medida que for desenvolvendo, creio eu que logo terei mais respostas concretas... bom natal então! Sim, o Natal é algo totalmente comercial nos dias de hoje... ;)

    ResponderExcluir