6.12.10

Futebol, a paixão do brasileiro...a minha não.

Para qual time você torce?

Você percebeu? Eu te perguntei uma coisa sem saber se você gosta, se interessa, conhece ou sabe sobre essa tal coisa.
É quase a mesma coisa que eu perguntar para um australiano, sem saber que ele é australiano, qual ônibus eu pego para ir ao Parque Ibirapuera.
É como eu perguntar para uma criança de 4 anos, sem saber que ela tem 4 anos, qual é a raíz quadrada de 10.
É como eu perguntar sobre boas músicas para o Pelanza, sem saber que ele é da banda Restart.

Aqui no Brasil é assim, o cara ao invés de perguntar "você gosta de futebol?", ele pergunta "são paulino?".
O cara te pergunta primeiro para qual time você torce, e não se você gosta ou não de futebol. Isso tudo, porque ele, eu e você, todos nós sabemos que a grande maioria das pessoas torcem para um time de futebol.
No Brasil, as chances de você perguntar para um cara "qual time você torce?" e ele responder "nenhum, eu não gosto de futebol" são mínimas.
Porque no nosso país todo mundo tem o seu time, tá todo mundo dentro de um grupo, o futebol é a paixão do brasileiro...a minha não!

Pode me apedrejar, e depois me cruxificar por isso, mas eu sou o tipo raro brasileiro que não liga para o futebol.

Sim, é verdade. Eu não gosto de futebol, nunca gostei de futebol e nunca gostarei de futebol.
E não, eu não sou gay. Não é só porque eu não gosto de futebol que sou viado.
Existe esse estúpido estigma, de que se você é homem, e não gosta de futebol, você é viado. Só porque o futebol é um esporte machista e de homem com "H" maiúsculo. "Futebol é coisa de macho", eles dizem. Macho? Assistir 22 homens suados de samba-canção, correndo e trocando pontapés por causa de uma bola. Gostar disso te define mesmo como macho? Se ao invés disso fossem 22 mulheres suadas de biquini correndo atrás de uma bola, aí sim seria um esporte mais interessante, um esporte de macho. E aí sim, você teria o direito de me chamar de viado se eu não gostasse.

Hoje eu assumo: Eu não torço pra time nenhum porque não gosto de futebol. Mas por muito tempo na minha vida eu fingia que gostava, e que torcia para o Corinthians. Por 3 motivos:

1º- Porque a maioria das pessoas com quem convivo, torcem para o Corinthians. (Não eu não moro em uma penitenciária).

2º- Para se enturmar na tradicional roda de amigos machões discutindo sobre futebol, e zuando o time do outro. (Mas não dava certo porque eu não assistia jogo nenhum).

3º- Para quando alguém me perguntar "para qual time você torce?" eu evitar de responder "nenhum, eu não gosto de futebol" e parecer grosseiro.

Mas hoje em dia eu não finjo mais, eu admito e assumo com orgulho que não gosto de futebol. Eu não gosto porque eu não quero gostar, eu não gosto porque não gosto. Não acho graça. Não me causa nenhum tipo de emoção. Apenas sono. Pra mim, assistir um jogo de futebol, é como assistir uma corrida de lesmas, uma acasalamento de moscas, é como assistir minha barba crescer. É assim, chato mesmo!

Gostar de futebol não te faz uma pessoa melhor do que pessoas que não gostam. E não gostar de futebol, não te faz pior do que uma pessoa que gosta. É tudo questão de gosto, de opinião.

Pra você futebol pode ser uma questão de honra, de paixão, de patriotismo. Pra mim apenas não faz sentido, e não tem graça. Afinal de contas, quando o seu time ganha, você fica feliz, por quê? Quando seu time é campeão, você torcedor, ganha apenas coisas abstratas de respeito e glória. O ouro, o dinheiro e as mulheres ficam com os jogadores.

Você pode me achar chato. Mas não se esqueça: Eu sou um chato sem time!

3 comentários:

  1. Sherlock Holmes12:29:00

    Quem gosta de futebol também é chato! principalmente os fanáticos; só falam no assunto!!! Gosto nao julga o seu caráter certo Andy! Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo03:37:00

    Curto futebol (não sou fanático) mas gostei dessa sua última frase, acho que todo fanático e retardado que briga e discute sério sobre futebol (ou qualquer outro esporte, time) deveria ler essa frase:

    " Afinal de contas, quando o seu time ganha, você fica feliz, por quê? Quando seu time é campeão, você torcedor, ganha apenas coisas abstratas de respeito e glória. O ouro, o dinheiro e as mulheres ficam com os jogadores."

    O ouro, dinheiro e mulheres ficam com os jogadores, pois é; perdendo ou ganhando, campeão ou rebaixado, pessoas se matando, os jogadores, de qualquer maneira, estarão melhor que você, e não se importarão.

    ResponderExcluir
  3. Sou assim que nem você. Moro no Paraná, ainda aqui há vários caras que não gostam de futebol também, não é raro encontrar um. Mas no estado de SP e RJ as coisas já mudam, se você mora em SP ou RJ, a coisa é pior por aí com certeza. Também já fui taxado de bicha por achar futebol uma porcaria, e todos esses babacas que me xingaram, ou eram paulistas ou cariocas.

    ResponderExcluir