21.1.11

Meu problema

Todas as pessoas tem uma habilidade que eu admiro e invejo. Uma habilidade que eu gostaria de ter, mas não tenho. Uma habilidade que é normal em todo ser humano, e por eu não ter essa habilidade, acabo sendo o anormal da história. Uma habilidade muito comum que eu não consigo ter. A habilidade de se socializar e fazer amigos.

Desde pequeno eu sou "O Tímido!". Desde pequeno, eu sou quieto e não falo com ninguém. E isso me rendia muitos elogios, na escola e em casa. Desde o primeiro dia em que eu entrei numa escola até hoje, eu sempre ganho o título de aluno mais quieto da sala. Pois eu não falo com ninguém! Por muito tempo, eu aceitei esse negócio de timidez como uma virtude, uma coisa boa minha. O dom de ficar quieto. Mas com o tempo, a timidez começou a interferir no meu dia-a-dia e prejudicar a minha vida social. A timidez, que uma vez era minha maior virtude, acabou se transformando na minha maior maldição. Por ser tímido, e ter vergonha de falar com as pessoas, hoje eu não tenho amigos. Sou sozinho na maior parte do tempo.

As únicas pessoas com quem converso mais á vontade e normalmente, as pessoas que me fazem sentir confortável e seguro para conversar, são meus irmãos e meus primos. Os meus primos tem sido, e ainda são, os meus melhores amigos de sempre. Eu nunca tive amigos fora da família. E se tive foram bem poucos, e já não são meus amigos e sumiram. De 14 anos frequentando a escola, eu só consegui arranjar 3 amigos, com quem conversava bastante.

O primeiro foi na terceira série, um menino chamado Sidney. Era um gordinho que pensava ser o Homem Aranha. Depois de um tempo ele sumiu.

O segundo foi da terceira à quarta série, ele se chamava David,  um menino descendente de índios que sempre estava fedendo óleo de motor de carro. Depois de um tempo ele mudou de escola e sumiu também.

O último amigo que eu fiz na escola, foi a amizade fora da família mais duradoura que eu tive. O nome dele era Weverton. Conheci ele na quarta série, e estudei com ele até a oitava. Na escola éramos amigos inseparáveis e conversávamos muito. Ele era um cara maníaco por artes marciais, era meio exibido, gostava de filmes violentos, de arranjar briga para provar sua masculinidade e ás vezes tinha uma certa tendência racista. Depois da oitava, nunca mais nos vimos. Fiquei sabendo que ele se mudou para o interior. Já faz uns 4 anos que não o vejo.Depois desses caras, eu nunca mais tive amigos fora da família. Na escola eu sou o estranho anti social.

A verdade é que eu não sei lidar com as pessoas. Não sei puxar assunto com quem não conheço. Não sei começar amizades, não sei fazer amizades. Não sei ser legal e simpático com as pessoas. Toda vez que vou conversar com alguém que não conheço fico nervoso, envergonhado e tenho que me esforçar para abrir a boca e dizer algo. Vejo os meus primos, e todos eles tem vários amigos fora da família. Fico com inveja deles por não conseguir fazer amigos com a mesma facilidade que eles fazem. Fazer amigos, pra mim é uma coisa difícil, complexa e complicada. Não é nada fácil. Eu queria aprender à ser como eles, queria aprender à ser normal. Queria ser um cara legal e engraçado e ter muitos amigos. Queria ter essa habilidade, mas eu não consigo! E eu me odeio por isso!

De uns tempos pra cá, estou começando a suspeitar que essa tal "timidez" seja na verdade uma fobia social.

Acho que preciso de um psiquiatra.

10 comentários:

  1. logo mais eu troco idéia contigo fi

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o msm problema. Toda vez q saio com alguns colegas sempre uma pessoas que não me conhece fala "Nossa você é tão quietinha" Aff... Odeio isso.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:54:00

    Eu tb não sou boa de fazer amizades! Quer ser meu amigo?
    Agente pode se conhecer pelo mns!
    Olha: ane-rai@hotmail.com.br
    Cê me add, e diz que é do "Blog Chato" rsrsrs
    É sério, tenho interesse pela sua amizade.
    Tenho experiência nesse asunto. :) Hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:59:00

    Andy

    Eu queria era te conhecer pessoalmente. Aos 18 anos, você não deve ser feio como pensa que é. Provavelmente você não é careca nem barrigudo. E ainda é magrinho.

    Então, te conhecendo eu teria a chance de tirar essa sua timidez, com a vantagem de que eu não ia te cobrar nada. rs

    Ai, ai, Andy, eu queria te conhecer... O que está acontecendo é que as meninas ainda não te descobriram.

    Beijos
    Anônima

    ResponderExcluir
  5. Se você quer me conhecer, porque não deixa seu email? Aliás, se você me conhecesse pessoalmente, ia se decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:04:00

    Andy,

    Eu tenho um pouco de receio de deixar o meu e-mail público por aqui.

    Mas eu acho que não ia me decepcionar com você. A não ser que você tenha mau hálito e não tome banho todos os dias. E eu já sei que você é calado e tímido.

    Bom, eu vou continuar lendo os seus textos.

    Beijos

    Anônima

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14:35:00

    O avatar do Edward norton em As duas faces de um crime me chamou a atenção no YR e vim parar nesse blog.. e nesse texto..
    Sério, acho que além de mim, vc conseguiu descrever centenas de pessoas..
    O que sempre ficou preso na minha cabeça e na minha garganta vc jogou tudinho aí nesse texto..
    Só que o 'meu problema', eu chamo de 'meu bloqueio' ;]

    Acho que estamos no mesmo barco.
    Parece até que eu achei uma versão masculina minha..

    Concordo com a anônima, o que está acontecendo é que vc ainda não foi descoberto.
    (eu sou uma das que adorariam descobrir)

    -

    ResponderExcluir
  8. Se quer mesmo me conhecer, não precisa deixar seu e-mail aqui em público. Me manda um e-mail no andy.oliveira182@gmail.com. Lá só eu vou ver.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17:28:00

    Se isso te anima, eu tbm sou assim.
    Engraçado, é que eu tbm sempre fui quietinha, desde pequena. Até a primeira vista as pessoas reconhecem que eu sou tímida.

    Uma coisa que ajuda: todo mundo é igual. É sério não é uma frase boba, é pura verdade! Por mais amigos que uma pessoa possa ter, você nunca vai ser inferior, tira isso da cabeça. Você só vai conseguir falar com as pessoas quando parar de se sentir inferior.
    E ter bastante amigos só vai ajudar em alguns momentos que vc queira companhia. O q valem são os verdadeiros mesmo.

    Eu acho que na escola as pessoas não chegam em você porque você não se abre.
    Voce tem que dá atenção pras pessoas, se mostrar interessado, colocar um sorriso no rosto...

    Experiência própria. Boa sorte, você não pediu opinião nem conselho, mas eu quiz ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Sherlock Holmes20:39:00

    isso é questao de nao se achar inferior e conversar sem se icomodar com que vao pensar de vc. Sua familia te conhece um pouco e sabe que vc é assim, os outros nao!, mesmo sendo tao timido ou mesmo sendo uma fobia tem superação é só vc quando sentir necessidade de se interagir com alguem duelar com a timides.

    ser diferente é dificil não??? entao diferente vc ja é!!!
    entao ser um pouco normal pra se interagir e conversar com outras pessoa é facil... e as vezes ate chato...

    ate mais

    ResponderExcluir