18.1.11

Pessimista, otimista e realista

Não somos o que queremos ser, somos o que somos.
As pessoas tem me falado que sou pessimista. E eu não culpo elas pois é verdade. Eu vejo, penso e encaro as coisas sempre dando mais atenção e ênfase ao lado ruim. Não porque eu quero, eu apenas penso assim. Acho que na verdade ninguém quer ser pessimista. Eu tenho uma certa teoria que se baseia no seguinte:
Tudo, absolutamente tudo sem exceção, tem um lado bom e um lado ruim. Até mesmo aquela coisa, qualquer coisa, que você pensa ser perfeitamente boa, tem um lado ruim, podre, negativo. Assim como a pior coisa do universo tem algo de bom. Mesmo se não conseguimos ver ou encontrar, podemos até negar mas está lá, bom ou ruim, está lá. Mas nós, malditos seres humanos imperfeitos, não sabemos como olhar para as coisas analisando todos os seus lados. Bom e ruim.

Se eu te disser que o meu maior ídolo da música foi um drogado suicida? Daí você provavelmente vai pensar algo como "Como ele pode admirar um viciado que se matou?" Bem esse é o lado ruim do meu ídolo. Agora esqueça o drogado suicida.

E se eu te disser que o meu maior ídolo da música foi um dos responsáveis por popularizar o maior movimento musical dos anos 90, e hoje, depois de morto, ainda é considerado um dos maiores nomes do Rock? Daí provavelmente você ia pensar algo como "Bom, é até compreensível alguém admirar um cara assim".

Agora se eu te dissesse que o meu maior ídolo da música foi um dos principais responsáveis por popularizar mundialmente o maior e mais importante movimento musical dos anos 90, era viciado em heroína, hoje é considerado uma lenda do Rock e se matou em abril de 1994? O que você pensaria agora? Você me condena por prestar admiração e respeito à um drogado suicida? Ou até concorda e entende o fato de eu ser fã de uma lenda do Rock, apesar dele ter sido um drogado suicida?

Você enxergaria com mais clareza, daria mais atenção e ênfase ao lado bom ou ruim do meu ídolo? É daí que podemos chegar ao otimismo e o pessimismo.

A pessoa pessimista enxerga, dá atenção e mais ênfase sempre ao lado ruim das coisas, esperando sempre o pior. Enxergando sempre o pior.

A pessoa otimista enxerga, dá mais atenção e ênfase sempre ao lado bom das coisas, esperando sempre o melhor. Enxergando sempre o melhor.

A grande maioria das pessoas acham que entre o otimismo e o pessimismo, o otimismo é o melhor. E que todos deviam ser otimistas e pensar sempre positivo. Já eu, como você já deve estar esperando, consigo achar defeito em ambos. Dizem que o pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, e o otimista vê oportunidades em todas as dificuldades. Aí é que está! O pessimista só olha pro lado ruim, e o otimista só olha pro lado bom, até mesmo quando não se deve, quando não é conveniente. O lado bom nunca quer dizer que é realmente bom, e sim o menos pior. E aí que o otimista se complica. Pra mim, o otimista é tão defeituoso quanto o pessimista, só que cada um do seu jeito.

Enquanto as pessoas tentam ser otimistas, eu tento ser neutro. Ser realista. O realista olha pro lado bom, quando o lado bom é mais conveniente. E olha para o lado ruim, quando o lado ruim é mais conveniente. Mas eu sou um ser humano, e mesmo querendo ser realista, eu acabo sendo pessimista sem querer. Pois como eu disse: Não somos o que queremos ser, somos o que somos.

10 comentários:

  1. Anônimo19:51:00

    Seu blog é msm uma droga... Mas fazer oque ? o tedio é pior que esta droga então eu leio essa coisa sem sentido que vc ecreve ~~

    ResponderExcluir
  2. SHASHAHSHA.. é cada otário que aparece, se você le uma coisa que considera uma droga é porque vc tambem não passa de uma coisa pior ainda.
    Ve se vai melhorar sua Perspectiva de vida e opinião pra depois criticar um blog ok !!!

    William

    ResponderExcluir
  3. Af esses anônimos, criticão textos bons pois então cria um bom :D. leu o propósito do blog ? Mudando de assutno como sempre os textos são bem produzidos e com muita realidades ! parabéns WE

    ResponderExcluir
  4. cara, você tem uma boa idéia mas um fraco desenvolvimento da história, vocabulário limitado e redação melancólica. A escrita e a oratória tem um segredo que coroam os bons escritores: o fechamento da idéia, deve ser tão bom quanto o início.
    No seu texto você começa bem, mas você se perde no final.
    Procure usar palavras que preencham mais as informações que quer passar, pense um pouco na história que quer contar pra finalizá-la bem que você vai ser um grande blogueiro. abraço!

    ResponderExcluir
  5. "Em Pauta", eu concordo com você. Esse texto não foi bem escrito, eu admito. Mas esse é o Blog Chato, e eu nunca prometi bons textos. De qualquer forma obrigado pela crítica construtiva e as dicas também.

    ResponderExcluir
  6. e ai andy...vc tá nos meus favoritos aki, tô oficialmente acompanhando seu blog chato.....aguardo bons textos....maus textos, meios-textos, textos de merda.....hahaha.........por exemplo, o do natal foi bacana.....abraço!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:10:00

    :/ Belo blog,pelo geito está igual eu,sem nada para fazer ... e vai escrevendo...escrevendo e evoluindo.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17:44:00

    mas q blog chato!

    ResponderExcluir
  9. Sherlock Holmes20:25:00

    seu textota cada vez mais evoluindo,parabens...

    somos o q somos e vc é uma pessoa muito inteligente ao dizer isso.

    ResponderExcluir