18.3.11

Alegremente triste

Às vezes, posso falar que sou feliz por ser triste. As pessoas olham a tristeza como se ela fosse algo ruim. Todo mundo tá sempre evitando ficar triste. As pessoas dizem algo como "Eu sou muito feliz, triste nunca!", "Mande a tristeza embora, vamos festejar!", "Não fique triste" e blá blá blá. Eu não entendo isso. A tristeza é só mais um de muitos sentimentos humanos, e não deve ser evitada todo o tempo.

Não estou dizendo que todo mundo devia viver uma vida depressiva, estou dizendo que as pessoas não deviam evitar alguns momentos tristes como elas costumam evitar. Afinal, acho bem melhor viver alguns momentos de tristeza do que viver numa overdose contínua de felicidade. Tipo um bobo alegre, sabe?

Também não estou dizendo que sou um cara depressivo que gosta de ficar chorando por aí. Eu tenho meus momentos de alegria e bom humor, assim como tenho momentos de profunda depressão. E esses momentos de depressão não são necessariamente ruins. Não totalmente. De certo modo, esses momentos chegam a ser até bons. Já foi científicamente provado que a tristeza faz tão bem à saúde quanto a alegria. Você pode estar discordando agora. Estar achando tudo isso ridículo, mas as pessoas deviam ter um pouco de tragédias em suas vidas.

As tragédias te fortalecem, calejam seu lado psicológico e emocional. "O que não te mata te deixa mais forte", acredito muito nessa frase. No meu humilde ponto de vista míope, as coisas não são belas como todo mundo diz e acha. E quando você fica triste, você consegue enxergar isso. É como se a tristeza nos curasse de uma espécie de cegueira, e finalmente fizesse a gente ver as coisas como elas realmente são. As coisas só são belas quando são de "mentirinha". Tipo filme com final feliz, novelas televisivas, contos infantis.

Pense em algum artista que você goste ou admire. Qualquer cantor, poeta, escritor, qualquer artista. Pensou? Você já pensou que as músicas, poemas ou qualquer outra coisa que seu artista faça bem, só saía tão bem porque esse artista olhe as coisas como são? Porque esse artista consiga viver nos dois lados? Perambulando entre a tristeza e a felicidade? As pessoas produzem coisas belas quando olham e entendem as coisas feias. Eu particulamente acho que, as pessoas que vivem por muitos momentos tristes consigam pensar com mais profundidade nas coisas.

Ficar triste é parar pra pensar, refletir. Ficar feliz é apenas curtir, dar risada, abraçar e beijar seus amigos, pular e dançar.

Ficar triste é pensar na vida uma vez, duas vezes, e daí repensar, de novo, de novo e de novo. Ficar feliz é dar gargalhadas uma vez, duas vezes, e daí dar mais gargalhadas, de novo, de novo e de novo.

Ficar triste é sentar e esperar. Ficar feliz é mais ação do que reflexão, agir sem pensar.

Ficar triste é mergulhar no mais profundo rio e tocar no seu fundo. Ficar feliz é injetar cafeína na veia e agir hiperativamente.

Ficar triste é viver numa eternidade. Ficar feliz é viver um momento que vai acabar daqui a pouco, e então recomeçará outra vez pra acabar de novo.

A felicidade não passa de momentos, e a tristeza é o infeliz fim certo.


"Tristeza não tem fim, felicidade sim."
                                          - Vinicius de Moraes

5 comentários:

  1. Anônimo03:39:00

    andy ,legal seus textos cara esse tipo de angustia pos-adolescente , que é o meu caso (17 quase 18).
    sempre que passo por aqui dou uma lida me identifico muito , desde do dia que tu escreveu que tua banda preferida é o AIC, :D
    abraço ai mano , posta mais vc demora muito pra postar cara. valeu

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:50:00

    Aliás nem os contos de fadas são tão lindos assim,nas versões originais todos tem fatos trágicos no final.Eu só só gosto de ler livro que tenha tragédia,não que eu goste disso,mas é que precisa disso,pra dar um gás na história.
    E música?A que estou ouvindo mais é "Welcome to my life" do Simple Plan,posso dizer que é uma música bem depressiva,mais eu adoro,a letra é linda,verdadeira e triste.Tão prefeita como a música "Perfect" deles também.Vc tem razão :)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:12:00

    nada a dizer, só APLAUSOS! definitivamente, este blog não é nada chato!

    ResponderExcluir
  4. Estou num momento bem triste. Entrei na faculdade e não tenho amigos, não conheço ninguém e me sinto deslocada. Pelo menos sei que assim terei mais tempo pra estudar(vendo pelo lado bom). Estou me sentindo um pouco Andy (lembra da fobia social? pois é, no meu caso está invertida, não sou eu quem tem medo das pessoas, elas é que têm de mim...)
    Momento deprê. :'(

    "Ficar triste é parar pra pensar, refletir. "

    ResponderExcluir
  5. Sherlock Holmes22:34:00

    texto muito sábio !

    é de familia ... kkkk

    >juninho<

    ResponderExcluir