11.4.11

Há possibilidades

Mesmo não gostando da ideia, mesmo ignorando-a, todos nós podemos estar errados. Ninguém é perfeito, ninguém é o dono da verdade. Cada um acredita naquilo que lhe for mais confortável acreditar. Tanto os meus heróis quanto os seus heróis, podem ser vilões. Há possibilidades.

E se as coisas não forem como pensamos que são? O que você faria? E se tudo for mentira? E aí? Como é que fica? E se todos nós formos filhos da puta, e não soubermos disso? E se ninguém se importar? O que acontece? E se seu ídolo for um farsante sem talento? E se você morrer amanhã? Hoje? Agora? Nunca se sabe.

E se estivermos esperando por algo que nunca vai acontecer? E se tudo acabar agora? E se não houver céu nem inferno? E se a vida for só uma série de acontecimentos aleatórios? Sem sorte, sem destino, sem "graças a Deus".

E se não houver nenhum Deus?

E se não tiver ninguém olhando por nós? Para quem nós estaríamos rezando por todos esses anos? O que vamos fazer? Quem poderá nos defender? O que pode acontecer se estivermos sozinhos no universo? Mas, e se for melhor assim?

E se eles estiverem certos e você errado? E se você estiver certo e eles errados? E se todos estiverem certos? E se todos estiverem errados? E se as coisas certas estiverem erradas, e as erradas certas? E agora?

Tudo pode ser, ou tudo pode não ser. Desconfie de tudo e de todos. Questione tudo e todos. Porque há possibilidades.

4 comentários:

  1. Anônimo13:13:00

    É o que eu me pergunto todo dia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:07:00

    É o que eu me pergunto todo dia. (2)

    Há possibilidades infinitas.

    Bjo Andy

    :]
    jackqueline

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:21:00

    Oi, Andy

    Assunto polêmico, hein? Eu também já me fiz alguns milhares de perguntas como essas. Só nunca encontrei as respostas. Confesso que fazia isso mais quando estava deprimida ou entediada. Mas, vamos lá. Eu adoro filosofar também.

    E se meus heróis forem vilões? Eu acho que todo herói é vilão também. Por isso, eu não tenho um “herói”. Eu consigo ver os defeitos das pessoas que gosto, e a palavra “fã” não me soa muito bem. Fã é a abreviação de “fanático”.

    O fanático tem que sustentar um rótulo e acaba fazendo tudo para mantê-lo, podendo ir contra o bom senso e a própria consciência. Ele abre mão da sua liberdade “de fazer” e “de ser” o que quiser em troca de alguma segurança. Quais seriam os motivos que o levariam a preferir ser rotulado? Querer fazer parte de um grupo para ser aceito e respeitado? Precisar de um mentor para orientá-lo como deve agir?

    Não sei. O que sei é que é mais fácil manipular grandes quantidades de pessoas que manipulá-las individualmente (os cientistas descobriram isso) e que ao se trocar o fanatismo pelo amor ou pela admiração, as coisas se tornam mais fáceis, uma vez que as pessoas têm defeitos e qualidades, exatamente porque são humanas.

    E se as coisas não forem como pensamos que são? Eu acho que nada é exatamente como pensamos. Eu acho que nós só sabemos uma parte da realidade. Nós, os observadores, podemos ter uma idéia incorreta sobre algo ou alguém que esteja sendo observado. Por isso que é muito difícil julgar, já que para isso teríamos que ser os donos verdade.

    E será que saber mais sobre as coisas mudaria o que somos? Não sei. Quando descobriam que o sol não gira em volta da Terra, será que mudou alguma coisa? Estamos nessa poeira cósmica, sabemos que somos um grão de areia frente ao oceano, e mesmo assim continuamos a nos lamentar sobre tudo, esquecendo de agradecer por estamos aqui nessa “viagem” misteriosa e de curta duração.

    Os cientistas falam agora sobre a teoria das cordas. Se a tal teoria for verdade, isso mudaria a nossa forma de pensar sobre o mundo? E se existirem mesmo as tais onze dimensões? É tudo muito complexo. Tentam provar a existência de Deus numa fórmula matemática, enquanto outros sentem a presença de Deus apenas observando a magnitude e complexidade de tudo o que existe no Universo.

    Ter fé é bem melhor que duvidar de tudo. Acredite que Deus está olhando por você. Há possibilidades? Não, há certeza.

    Beijos
    Cindy

    ResponderExcluir