30.7.11

"Pessimisando"

Sou pessimista. Desculpa. Não sei como aconteceu. Não sei como eu me tornei um cara pessimista. Talvez tenha sido por experiência de vida. Talvez por ter apanhado tanto na vida, talvez por ter vivenciado tantos fracassos, decepções e frustrações e por ter achado tantas vezes que a vida é uma merda, eu tenho ficado assim, esperando sempre coisas ruins acontecerem. Ou talvez esse pessimismo já tenha nascido comigo. Veio de brinde.

Sei que não é genético. Minha mãe não é pessimista e meu pai, ah o meu pai é tão otimista que chega a irritar às vezes. Ele olha pra mim e ri da minha cara "Deixa de ser pessimista cara." Como se eu tivesse escolha. Eu não sou pessimista porque quero ser. Eu apenas sou. É automático sabe? Eu não tenho o controle disso. Acho que depois de tanta coisa ruim acontecer, você acaba perdendo a capacidade de esperar coisas boas acontecerem. Sei lá, deve ser isso.

Eu já tentei ser um pouco mais otimista, sem sucesso. Eu ainda tento às vezes, e toda vez que tento, me sinto muito falso. Acho que o otimismo não faz mesmo parte de mim. Não consigo nem ao menos fingir ser otimista. Sabe como é que é, né? Aquele negócio de "seja você mesmo, não tente ser o que você não é". Pois é.

E o otimismo pode ser tão ruim quanto o pessimismo. Existem pessoas tão otimistas (meu pai) que conseguem olhar para o lado bom até quando não tem. "Ai, o meu melhor amigo morreu, mas olhando para o lado bom, pelo menos eu não vou mais precisar comprar presentes no aniversário dele." Dá impressão que o otimismo tem essa coisa exagerada de tentar sempre embelezar o feio. Já ouvi falar que o otimismo é tipo você enfeitar um pedaço de bosta e depois tentar convencer a si mesmo e aos outros, que aquilo é um delicioso bolo de chocolate.

Pode ser exagero da minha parte, eu posso estar sendo muito pessimista com o otimismo. Se estiver, desculpe de novo. É automático sabe?

6 comentários:

  1. Anônimo22:55:00

    Leia o livro "A Cidade do sol" de Khaled Hosseini e nunca mais vai achar que sua vida é ruim.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:06:00

    kkkkkkkkkkkkkk...gosto de vc.

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse livro da cidade do sol é muito tocante... Bom te indico um filme ótimo chamado soulsurf, acho que é esse o nome, mas assiste mesmo, ele é ótimo e vai te ajudar a entender e aceitar o otimismo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o que disseram do livro "A cidade do Sol" é verdade. Voce vai se amar depois de lê-lo.
    Se ler né...
    Eu era muito pessimista no passado, hoje estou mais controlado.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14:16:00

    Em certas situaçãoes, é possível usar o otimismo.
    - sem exemplos-

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:42:00

    kkkkkkkkk....essa comparação foi ilária...

    ResponderExcluir