22.9.11

Faculdade, não há necessidade

Vejo os jovens da minha faixa etária hoje, a grande maioria deles demasiadamente preocupados com a vida depois do ensino médio. Vestibular, faculdade, e eu me pergunto se a faculdade é tão importante assim. Toda aquela pressão, como se a faculdade fosse uma obrigação, um dever de todos. Isso é realmente necessário? A faculdade nunca me atraiu, porque a maioria dos cursos que ela me oferece não me interessam nem um pouco.

Sim, de certa forma eu estou preocupado com a vida depois do ensino médio, mas a minha preocupação não se foca na faculdade, e sim no que eu vou fazer quando sair da escola. A faculdade fica como um plano B, ou até mesmo um plano C. Não é minha prioridade, não é minha meta. Tem gente que escolhe o curso na faculdade que vai oferecer o maior sucesso financeiro. Engenharia, medicina, direito, às vezes me dá a impressão que as pessoas só escolhem esses cursos pelo alto salário que essas profissões oferecem. Isso é triste. Não consigo imaginar uma pessoa feliz com um bom salário, mas tendo que acordar todo dia para trabalhar num emprego que odeia. Você deve trabalhar com o que gosta não com o que te dá mais dinheiro. Sei que pode parecer controverso, mas pra mim é a pura verdade. Você tem que estar satisfeito com o que está fazendo, para depois ganhar o seu dinheiro.

Conheço alguns casos de pessoas que nunca se formaram em faculdade nenhuma, e hoje estão financeiramente bem sucedidos e trabalham com o que gostam. E isso me dá inspiração e uma pontinha de esperança, de pelo menos, tentar seguir em frente sem o auxílio da faculdade. Não estou dizendo que jamais farei faculdade na vida, talvez eu faça, não sei.

A conclusão que tiro com tudo isso é que a faculdade não é tão importante quanto dizem, e não define o que você fará pelo resto da vida. A faculdade não me atrai, porque a maioria dos seus cursos são de profissões que envolvem escritório, papelada e terno e gravata. E essa combinação me abomina. Não quero ter um chefe mandão, não quero ser mandado, não quero ser só mais um soldadinho engravatado. Quero trabalhar com algo autoral e que me estimule a trabalhar cada vez mais. Não preciso ganhar rios de dinheiro, só preciso gostar do meu trabalho.

Trabalhe com o que goste e jamais terá de trabalhar na vida.


9 comentários:

  1. Realmente não há necessidade de se fazer uma faculdade quando nenhum curso te atrai. Mas eu, por exemplo, sempre tive em mentes que seria advogada. Não pelo dinheiro, mas por ser algo que realmente eu sei que vou gostar de fazer. Até pq há um enxame de advogados por aí, o que acaba tornando-a uma profissão muito concorrida e disputada.

    ResponderExcluir
  2. vou seguir este blog siga tambem o meu em : http://apostasjogosonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não vou seguir seu blog porque não curto futebol.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Antes eu planejava fazer faculdade, hoje não é mais uma prioridade, a não ser como uma forma de adquirir conhecimento a mais, mas acho que só os livros e força de vontade bastariam.
    A questão é que quem tem curso superior é visto de outra forma pela sociedade, mesmo você sendo um gênio.
    Segui as regras sociais durante toda minha vida escolar, hoje estou quase mandado tudo ir se foder. É muita alienação para uma pessoa só.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:28:00

    Oiiii
    Particularmente eu quero seguir na medicina,sempre tive o sonho de salvar vidas. Na verdade eu queria fazer do exército como médica. É uma que realmente quero atingir,sinto a necessidade de me sentir útil em alguma coisa que venha a melhorar o mundo em que vivemos. Pode até até ser um sonho tolo, quase inatingível, mas eu sei que posso chegar lá, vontade não é o que me falta; E tenho certeza de que nao me enquadro no caso dos interessados no dinheiro, porque o meu sonho é salvar vidas e não ficar rica... Só espero conseguir realizá-lo ! Estou fazendo o possível.

    Ass.: Vivi

    ResponderExcluir
  6. Anônimo01:15:00

    Bom,faculdade também não me interessa,talvez eu faça informatica,é algo que me atrai,um pouco,nem tanto,a verdade é que se dependesse de mim estaria vagando pelas ruas feito o "Aqualung" do álbum conceitual do "Jethro Tull",preciso de mais motivação,confiança!
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17:24:00

    Faça um curso de Filosofia Bacharelado, vc não terá que trabalhar para ninguém em escritórios de terno nem nada disso, seu chefe será vc mesmo! Terá apenas que se empenhar em ler muitos livros a ampliar seus conhecimentos sobre o mundo nas mais diversas áreas do estudo.

    Pesquise mais sobre o curso, converse com quem já trabalha e tire suas conclusões.

    Estou quase certo que esse curso tem tudo haver com vc!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela sugestão, mas meu negócio é algo mais artístico.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:01:00

    É isso o que eu conversava com a minha irmã esses dias. Aqui no Brasil a gente tem esse troço da faculdade, principalmente motivado pelo salário. A diferença do salário de um médico com a de um caixa de supermercado é absurda, não precisava ser tão grande assim. Já em outros países, como o Canadá,onde a diferença de salário não é absurda, cada um faz o que acha melhor. E mais. Eles entram uns 3 ou 4 anos depois no seu CURSO escolhido. São coisas para se pensar, ainda mais aqui, onde quase sempre copiamos os EUA. Eu faço faculdade, passei por um período bem complicado no começo, agora é que estou me "ajeitando". Acho que eu não largaria, estando depois da metade do curso, até porque eu fui acostumada a um ritmo de vida diferente, não sei se eu realmente iria querer sair totalmente fora desse "ritmo".Mas certeza absoluta eu não tenho. A gente nunca tem como ter certeza das coisas mesmo.
    Bom, depois de "maior", você faz o que quer. Nem todos os cursos você vira um cara engravatado chato. Eu tenho professores de mais de 50 anos que nem jaleco usam no hospital, vão de jaqueta da cavalera, calça skinny e all star e não são tão esquentados e sérios assim, mas mesmo assim, não deixam de ser bons médicos. Outros cursos que te dão maior "liberdade": arquitetura, publicidade, design, desenho industrial. Uma boa é conversar com gente que faz esses cursos pra ver + ou - como é, apesar de quando você entrar, ver que algumas coisas não são bem como te diziam, mas mesmo assim, isso já te dá uma ideia. Você pode fazer literatura também e lidar com livros, produções escritas, coisas assim. E nada impede também, de começar um curso e largar, ou fazer outro depois. Só não deixa para largar no último semestre também, porque daí não vale a pena... o cara quase se formando e de repente larga o curso! :P

    ResponderExcluir