13.9.11

Sendo mudo

Antes de tudo, queria agradecer vocês leitores do Blog Chato que comentaram na postagem anterior. Muito obrigado, sem vocês lendo e comentando eu perderia toda vontade de continuar esse blog. Sem vocês, muito provavelmente, esse blog não chegaria nem na vigésima postagem.

Um dia desses eu estava na rua, voltando pra casa, quando eu ultrapassei dois meninos e acabei ouvindo a conversa deles. Um disse para o outro: "Esse moleque é quieto pra caralho, não zoa com ninguém, não fala com ninguém, parece que não tem voz." Já flagrei várias pessoas falando de mim sem elas saberem que eu estava ouvindo. Já ouvi uma garota que senta logo atrás de mim na sala de aula, dizer para um aluno novo: "Já estudo com esse menino aqui da frente há uns dois anos e nunca ouvi a voz dele." Uma vez a caminho da escola, uma menina da minha sala olhou pra mim enquanto eu passava por ela, e então começou a sussurrar para o namorado: "Esse menino é da minha sala, ele não fala com ninguém."

Bem, é claro que não devo me sentir mal ou ofendido com isso. Eu sou assim, calado mesmo. Na verdade eu falo com quem vier falar comigo. Só não converso. Não consigo me manter numa conversa. Outra vez essa mesma menina chegou em mim e disse: "Por que você é quieto assim?" Aí eu respondi: "Eu prefiro ser assim." Daí ela disse: "Eu gosto de ficar conversando com os meus amigos." Aí eu não disse nada, apenas pensei: "Hum...Ok." Aí ela perguntou: "Posso sentar do seu lado amanhã?" Mesmo sabendo que ela não ia, eu respondi: "Se você quiser, tudo bem."
Esse amanhã chegou e ela não sentou perto de mim. Talvez ela tenha esquecido ou talvez tenha pensado que eu esqueci. Só não foi surpresa.

Teve até um cara que chegou em mim e perguntou: "Você é mudo?" Eu respondi: "Sim, eu sou". Acho que eu passo mesmo essa impressão. Essa impressão de ser mudo. Eu até gosto de ser mudo. Não se enganem, eu gosto de ser calado, só não gosto de não conseguir conversar. Ser assim meio "mudo" me trouxe e ainda me traz muitos benefícios. Quem fala de menos ouve demais. Aprende a ser mais observador. Gosto mais de observar e escutar os outros do que falar pelos cotovelos. O grande problema de ser mudo, é que as pessoas parecem sempre esperar que você fale mais do que realmente vai falar. Elas se enchem de você, se entediam e vão embora. Deixando você falando sozinho, ou no caso, escutando sozinho.

6 comentários:

  1. Anônimo16:27:00

    olá,jah que vc agradeçeu pelos comentários.. eu agradeço por vc postar esses textos legais no seu blog :)
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Eu também só falo com quem fala comigo, e isso apenas para não ser vista como mal-educada. Acho que os gestos e as atitudes das pessoas demonstram tão mais o que elas são, que a fala (não as palavras) acaba ficando em segundo plano. Sou muda hoje e observo bem as coisas para quando eu for cega e necessitar poder falar.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:20:00

    Sabe,eu acho que talvez seria bom para você falar com alguém,mesmo que seja virtualmente.A gente precisa contar as coisas de vez em quando para outra pessoa entende?
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo03:01:00

    Como minha mãe diz: "Você tem a capacidade de afastar as pessoas, você tange as pessoas, como remédio de matar mosquito" kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Anônimo03:04:00

    Eu gosto quando você publica textos novos, pena que são uns 3 por mês, como em agosto. Mas não se sinta ofendido, como se eu te dissesse que você tem a obrigação de postar mais.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo01:08:00

    Cara,já ouvi coisa semelhante,na escola uma garota qualquer estuda comigo me ofereceu uma bala,rsrs,nem ao mesmo eu sei o nome dela,e eu disse um discreto não,obrigado,ela se sentiu ofendida,disse que eu estava desfazendo dela,de tentei ser educado e ela interpretou mal,acabei sendo visto como mal educado,"chato",esse é o preço que se paga por ser meio mudo!

    Até mais

    ResponderExcluir