10.12.11

Fale agora ou cale-se para sempre

Há algum tempo atrás a união homoafetiva, ou casamento gay foi legalizada no Brasil. Agora os homossexuais poderão ser tão infelizes quanto os héteros. Isso que é igualdade. Antes de mais nada, quero esclarecer algumas coisas:

Andy, você é a favor ou contra o casamento gay? Sou a favor.

Por quê? Porque não vejo problema nisso, nem motivos para ser contra.

(Típico argumento homofóbico sobre casamento gay)
Mas você acha bonito ver dois homens se beijando e se agarrando? Não, não acho bonito. Não é pra achar bonito, é só pra ser justo e aceitar. Aliás, se formos depender da beleza para sobreviver, estaríamos todos mortos. A vida em si não é nada bela. A vida só é bela em poesias, músicas, novelas e contos infantis.

Mas e a bíblia? A bíblia condena o relacionamento de pessoas do mesmo sexo! E quem disse que a bíblia é um manual para a vida? Quem disse que ela dita as regras? Se você baseia a sua vida em um livro que ninguém sabe quem escreveu, você tá ferrado amigo.

Afinal, o foco desse texto não é sobre casamento gay, e sim sobre o casamento. Sim, eu sou a favor do casamento gay, mas não gosto muito da ideia de se casar. Vamos esquecer um pouco daquele estigma do casamento. Aquele senso comum que se aplica até mesmo em piadas, loiras são burras, portugueses são burros, gaúchos são viados e casamentos são ruins. Aquele que fala que casamento é uma prisão, quando se casa não tem mais sexo, e tal. Esqueceu? Tá bom.

Agora, querendo ou não, saiba que o casamento tira sim boa parte da sua liberdade, sendo você homem ou mulher. Casamento é compromisso, compromisso é dever e obrigação, quanto mais dever e obrigação menos liberdade. E particurlamente falando, liberdade é algo que dou importantíssimo valor. Sem a liberdade não consigo viver bem. A liberdade da qual me refiro é a liberdade de ir e vir para qualquer lugar que eu quiser, quando quiser, quantas vezes quiser, do modo que eu quiser, falar, escrever, desenhar, o que eu quiser, como eu quiser, quando quiser sem nenhum tipo de censura, proibição ou condenação. É claro, tudo dentro da lei e do bom senso.

E o casamento é quase o oposto de liberdade. No casamento você tem que ficar dando satisfações todo o tempo. Dizer onde você foi, onde você vai, quando vai voltar, o que estava fazendo, (vamos almoçar na casa da minha mãe?) sua vida começa a ser monitorada, vigiada, quase ditada. Além disso, quando você se casa, você deve passar 24 horas do seu dia todos os dias, junto de uma pessoa só. Falando assim até parece que as pessoas se casam com monstros. Não, eu sei. Quando uma pessoa resolve se casar, é claro que é com alguém que ela ame, e que queira ficar perto. Mas eu pelo menos, gosto de ter os meus momentos sozinhos às vezes, gosto de ter o MEU espaço. E na maioria dos casamentos é difícil ter isso.

Eu nunca me casei, mas pelo o que eu pude observar até hoje, a vida de casado é muito deprimente. E se tem uma coisa mais deprimente que se casar, é casar cedo demais. Se um dia eu for me casar (espero que nunca) será quando eu tiver beirando os 40 anos de idade. Se casar é se condenar a uma prisão de difícil fuga, casar-se antes dos 20 (ou na faixa dos 20) anos de idade é perder os melhores anos da vida numa gaiola. É quase sempre certo que quem casa cedo demais sofra e se arrependa muito depois. Tenho uma prima de 18 anos que está prestes a se casar. Não duvido nada que antes dos trinta ela se arrependa e se divorcie.

Por que o ser humano tem essa mania de complicar as coisas para si mesmo? Pra quê tanto atraso? Pra quê tanta perda de tempo? Pra quê tanta burocracia? Pra quê tanta frescura? Pra quê casamento quando se pode, simplesmente, ficar junto da pessoa que você ama sem "oficializar a relação". Fique com a pessoa que você ame, não precisa nem morar junto, basta ficar um tempo necessário com ela, para que depois no dia seguinte vocês se reencontrem de novo. Eu acredito que a saudade faça com que as pessoas permaneçam sempre unidas, sempre gostando uma da outra. Agora quando você vive sempre junto com a mesma companhia debaixo do mesmo teto, você acaba meio que enjoando dessa pessoa. Sem falar que, no namoro, quando o amor acaba, a relação não dá mais certo, basta cada um seguir o seu caminho. No casamento, quando os dois querem se separar, você tem que ficar esquentando a cabeça com advogado, papelada, burocracia. É burocracia pra entrar e burocracia pra sair.

Eu fico criticando e falando mal do casamento, mas eu sei que em algum dia provavelmente eu vou me render a ele também. Algum dia provavelmente eu encontre a minha "alma gêmea", a mulher que eu amo. E provavelmente essa mulher terá o mesmo sonho de milhões de outras mulheres ao redor do mundo, que é o de casar. Aí então, depois de muita insistência e depois de ter a absoluta certeza que ela é a mulher da minha vida, eu caso. Mas caso somente por ela, somente para vê-la feliz. Aquela coisa de se sacrificar um pouco pela pessoa que você ama, sabe?

Mas eu ainda não entendo e parece que nunca vou entender. Por que as pessoas se casam?

Bem, muitos ainda são contra o sexo antes do casamento, por isso se casam logo. Coisa de gente religiosa.

Outros dizem que só se casam porque acham bonito toda aquela cerimônia, vestido de noiva e tal. Bonito? Pra mim ainda não é um argumento.

Bonito, coisa de gente fresca. Tá aí, acho que é isso. Acho que é por isso que abomino tanto o casamento. Odeio burocracia, não me considero fresco e não sou nada religioso.

8 comentários:

  1. Anônimo13:31:00

    vc é a favor da adoção de criança no casamento gay?

    ResponderExcluir
  2. "A vida em si não é nada bela. A vida só é bela em poesias, músicas, novelas e contos infantis." É mesmo. Mas mesmo assim, existem filmes trágicos. E eu gosto um pouco desses

    É, casamento é uma bosta mesmo. Eu também não consigo entender o porque, a necessidade , enfim.... é mais uma daquelas convenções sociais que são passadas adiante! E meso quando as pessoas desejam se casar eu não entendo porque ainda o fazem muito cedo. Realmente, na faixa dos 15-30 e alguns anos é uma faixa de idade onde você pode ter muita coisa. É uma fase de autoconhecimento também. Então eu não entendo porque muita gente resolve se perder ao encasquetar de casar.... novo!

    A mesma coisa aqueles namorados grudentos, que andam para lá e para cá como se fossem casados... só que casais imaturos! Porque fazem questão de terem demonstrações em públicos sobre coisas íntimas. E já colocam aliança de compromisso no primeiro mês de namoro! SENHOR! Q coisa louca!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:43:00

    kkkkkkk não existem gays a ciencia comprova isso os codigos geneticos são homem(yx) mulheres(xx)
    não existem yy kkkk isso é obra do diabo a adoção gay pode sim mudar a escolha sexual da criança!!!
    e a biblia é um livro santo nem vem falar bosta dela,ela é perfeita sem erros coitada!! Deus existe sim nem vem com essa acha que tudo veio do nada? so se vc tiver vindo dos macacos kkk
    primeira lei da termodinamica:vida gera vida
    vida não pode surgir do nada!! ou de materia inorganica isso é provado em laboratorio!!! é uma LEI!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:17:00

    Que pena Andy... lendo alguns posts seus, me identifiquei bastante com você. Com certeza se eu me casasse com você, seríamos o tipo de casal compatível. No dia que um de nós, quiséssemos ficar sozinhos, ter um momento só para nós mesmos, seriamos bem compreensivos um com o outro. É fácil lidar com um parceiro, quando vc entende e tem a mesma necessidade.
    Mas, afinal, a possibilidade de nos casarmos, deve ser de 1 ou 2% , rs
    Assim como vc, eu não me acho bonita (tenho toda razão ), nem atraente. 17 anos e nunca namorei. E a conformidade já está me fazendo nem ligar mais para isso... Voce pode não ser belo, mas sua personalidade interior é bem atraente, assim como sua notável inteligência. E seu bom gosto musical.
    Somos semelhantes em vários aspectos, porém temos uma grande diferença. Eu acredito e confio minha vida a Deus e a tudo que está na Bíblia. E, pelo visto, vc é totalmente o contrário.
    Mesmo eu não sendo uma pessoa feliz, nem arrodeada de pessoas que me amam, de amigos, de amor, de afeto, de dinheiro, de sucesso, nem de sorte, acho que minha confiança em Deus supera minhas inúmeras tristezas e frustrações.
    Eu acredito em casamento. Acredito que o que faz um casamento dar errado, é a falta de senso crítico de ambos, a falta de compreensão e maturidade psicológica.
    Sabe o que eu acho? Você vai se casar ainda. Você está apenas na mesma fase que eu. Adolescência. É a fase que começa a vir os questionamentos, a formação de opinião própria, as dúvidas, e a pressão da sociedade para que você inicie logo sua querida vida adulta.
    De qualquer modo, desejo-lhe muita sorte nessa vida sua :D Quando eu encontro alguém com pensamentos parecidos com os meus, mesmo os ruins, sempre desejo do fundo do coração que essa pessoa melhore, seja feliz, e alcance os seus objetivos... Eu só não gostaria que existissem pessoas tão tímidas, sem autoestima e infelizes como eu... Talvez eu mereça. Elas, eu acho que não.
    Boa sorte, e um abraço.
    Ass: Unknown :)

    ResponderExcluir
  5. Vejo que vc é bem parecida comigo. Por acaso não quer conversar?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo03:07:00

    Sim, seria legal... vou mandar meu MSN para o seu email. Se interessar, pode adicionar. :)
    Ass: Unknown

    ResponderExcluir