18.11.12

Uma rapidinha

Não é tão simples assim. Sabe quando te encontram e fazem aquela clássica pergunta "oi, tudo bem?" eu quase sempre digo que está. Mas na verdade nunca está TUDO bem.

 Não, não está tudo bem, mas você sabe como é, né? Estou num abismo, me equilibrando no fio da vida. A qualquer momento posso perder o equilíbrio e cair. Às vezes me dá vontade de pular logo. Não, não está tudo bem, mas tudo bem.

 Então por que não dizer logo a verdade? Por que respondemos "Tudo bem sim, e você?" quando na verdade não é verdade?

Talvez porque se admitirmos e respondêssemos "Não, tá tudo uma merda, e você?", soaria muito agressivo mesmo não sendo. Ou talvez porque se respondêssemos que não está tudo bem, a pessoa poderia perguntar algo como:
"Sério? Por quê? Conta pra mim quais são seus problemas?" aí você teria que remoer e dissertar sobre coisas que você gostaria de esquecer pelo menos por alguns minutos.

 Ou muito pelo contrário, a pessoa poderia perder totalmente o interesse na conversa, pois afinal é difícil encontrar pessoas que se interessem pelos seus problemas. Mesmo que você pague, elas poderiam fingir se importar por um tempo, aí depois ela falaria sobre uma última consulta, aí depois nunca mais ligaria, aí você tentaria ligar pra ela e ela desligaria o telefone na sua cara e começaria a te evitar. Sabe como é, né...

Bem, esse foi um pensamento rápido meu que decidi postar no blog. Minhas ideias acabaram então vou encerrar aqui, até mais.



PS: Prometo fazer posts com mais frequência. Sério.

2 comentários:

  1. É o que minha mãe diz, que não respondemos não estar tudo bem por uma questão de educação, bons modos. Mas às vezes, dependendo da pessoa e da situação, dá vontade de largar a verdade na cara mesmo.

    ResponderExcluir
  2. 100% da vezes que me perguntam se esta tudo bem eu respondo que sim; 99% das vezes eu estou mentindo.
    A maioria das pessoas perguntam esperando ouvir um sim, pois não estão interessadas em seus problemas. O "Oi, tudo bem?" é algo que perguntamos por educação e que da a falsa impressão de que uns se importam com os outros, faz parte da "convenção social".
    Algo irônico é que, a probabilidade de que um dialogo se desenvolva depois que você responde com um "não, não esta tudo bem" é maior do que quando se responde "sim, esta tudo bem".
    Admito que são raras as vezes que, quando pergunto como alguém esta, espero que elas me digam a verdade.

    ResponderExcluir