10.12.12

Discutindo a discussão

Política não se discute. Religião não se discute. Isso não se discute. Aquilo não se discute. Isso é geralmente desculpa de pessoas mentalmente preguiçosas, ou pessoas que têm medo de ter seus argumentos derrubados porque não sabem defender suas opiniões.

 Essas mesmas pessoas costumam dizer: "Cada um com sua religião (ou partido político etc.)", mais uma forma de se dizer que tais assuntos não podem ser discutidos, pois cada um tem o de sua preferência e não há razão para se discutir.

 Essas mesmas pessoas vão mais longe ainda quando afirmam que, discussões são uma perda de tempo, um esforço desnecessário e não leva a lugar nenhum. Mais uma vez uma forma desesperada de tentar manter aquele assunto impertinente num pedestal intocável, fora do alcance de críticas e debates.

Fique sabendo que sim, esses assuntos não só podem, mas devem ser discutidos. Não discutir é deixar como está. É não tentar resolver o assunto. É não tentar quebrar o tabu. Evitar discussão é celebrar a ignorância.

 "Cada um tem o seu, e não se discute". Não, não é tão simples assim! Se tal assunto causa algum  tipo de impacto na sociedade, como, mais uma vez, religião e política, (sim estou dando ênfase nesses dois assuntos em específico pois acho que são os melhores exemplos) então se tem quase a obrigação de se discutir sobre o assunto.

 E se você acha que discussões e debates são uma perda de tempo e não levam a nada, pense de novo, e não se engane, por favor. Discussões sempre levam a algum lugar. Pelo menos um lado sempre sai aprendendo algo novo. Como desenvolver, melhorar ou reforçar um argumento por exemplo. Pode ter certeza, quando um debate entre pessoas inteligentes é bem executado, essas mesmas pessoas saem mais preparadas para um próximo "round". Saem com a mente mais aberta. Bons debates chegam até a instigar o raciocínio, a reflexão. Pode fazer você repensar, reconsiderar sobre um assunto, e quem sabe talvez, chegar a uma nova conclusão.

 Debates e discussões são essenciais para o seu desenvolvimento individual e coletivo. Essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

9 comentários:

  1. Anônimo21:23:00

    Todos temos a nossa propría opinião,por isso que eu acredito que religião e politica não se discutem..
    pois religião vai de acordo com o que cremos e a politica de acordo com o que queremos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:07:00

    Tudo se discute é claro... mas tudo q se discute e existe uma opinião formada de cada lado, realmente nao leva a lugar nenhum. Ninguem quer dar o braço a torcer. Eu prefiro não discutir, prefiro ouvir algo novo de alguém, isso sim me abre a mente. Agora ficar defendendo minha opinião, isso me cansa, pq quando alguém não aceita sua opinião ela vai sempre tentar mostrar a vc q vc está errado, e isso é egoísmo demais não acha? Eu acredito em Deus por exemplo, mas não posso fazer um Ateu acreditar. Então pra que entrar numa discussão? Isso só causa rancor/mágoas em ambas as partes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, quando o assunto é de grande impacto na sociedade, sim discutir é importante e não é nada egoísta, muito pelo contrário.

      Você acredita em deus, mas se tiver bons argumentos, sim vc pode convencer um ateu a acreditar também, e vice e versa, por que não?

      Excluir
  3. Anônimo00:07:00

    Muito bom! A partir da discussão as pessoas passam a questionar mais, criticar mais, desconfiar mais e isso é ótimo! Pessoas conformadas com tudo atrasam a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:53:00

    aeww andy, cadê os posts =/
    ce disse q ia ser um por semana =(

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:00:00

    Ótimo texto Sr. Andy.
    Vc ñ tá mais entrando no Skype? (tô com sdd de vc, e da sua chatisse =P )
    Bjsss
    Dominique

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, aliás peço permissão para publicá-lo entre pessoas do meu redor.

    ResponderExcluir