24.1.13

Veja Antes de Morrer

Hoje estou começando uma nova séria de textos mensais chamada "Veja Antes de Morrer". Nessa nova série, estarei indicando alguns filmes que eu acho que merecem ser vistos pelo menos uma vez na vida. Mas não vou indicar qualquer filme bom que vi, nessa série estarei apenas indicando aqueles que eu gosto de chamar de "filmes raros". Filmes que não tiveram muita divulgação no Brasil, filmes que ao meu ver; o grande público não assistiu ainda (alguns nem ao menos ouviu falar na vida), filmes que não tiveram a merecida atenção, ou simplesmente ótimos filmes que foram esquecidos com o tempo. Muitos desses filmes nem saíram nos cinemas nacionais, e nem sequer são fáceis de achar por aí. Alguns nem na internet consegui achar. Será um post por mês, cada post um filme diferente. E o primeiro Veja Antes de Morrer começa agora:


Veja Antes de Morrer #1 - American History X

Nome original: "American History X"
Nome nacional: "A Outra História Americana"
Ano: 1998
Direção: Tony Kaye
Roteiro: Devid Mckana
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Bervely D'angelo...

Sinopse: Derek Vinyard (Edward Norton) acredita na ideologia nazista da supremacia de uma "raça pura", assim, acaba se tornando líder de uma gangue de Skinheads e mata dois homens negros. Seu destino é a prisão e, somente quando está atrás das grades, Derek começa a entender como o mundo é de fato e como esteve agindo de maneira imbecil nos últimos anos. Quando é finalmente libertado, Derek descobre que seu irmão mais novo, Danny, o considera uma espécie de heroi, um mártir para o "movimento". Vendo o irmão imerso na mesma teia de racismo e violência que outrora quase destruiu sua vida, Derek vai tentar dar fim ao elo de ódio que corre nas veias de sua própria família.

"Alguns legados devem chegar ao fim..."

A ideia de um Skinhead arrependido tentando salvar seu irmão mais novo da ideologia nazista, apesar de muito boa, não foi o que me fez ficar interessado pelo filme inicialmente.
 Na verdade foi Edward Norton (um dos meus atores favoritos, e cara que estampa a página do Blog Chato) . Edward Norton tem aqui, na minha opinião, a melhor perfomance da sua carreira. Seu personagem sofre uma drástica mudança ao decorrer do filme, são dois papéis para interpretar praticamente. Não é à toa que a atuação visceral e assustadora de Norton tenha sido indicada ao Oscar de melhor ator.

O filme em si é excelente. Por mexer com temas sociais fortes como o racismo, o filme acaba revoltando quem o assiste. Algumas cenas te deixam indignado, o que é ótimo. No filme há cenas que também incomodam e podem chocar pessoas mais sensíveis. Como por exemplo a cena do chuveiro na prisão, ou a da guia da calçada. A fotografia preto e branca dos flashbacks são maravilhosas. As atuações poderosas. 
O filme trata o assunto racismo de maneira inteligente e bem elaborada. A montagem fragmentada é genial e ajuda a conduzir o enredo para o seu clímax surpreendente. O filme não só choca, mais surpreende, revolta e comove. Com toda certeza um dos melhores filmes que já vi na minha vida. Recomendo muito.







5 adjetivos que melhor descrevem o filme:

Chocante
Revoltante
Comovente
Forte
Surpreendente

Trailer do filme:




5 comentários:

  1. Anônimo18:52:00

    Andy, faz mais posts. =/
    1 por mês é muuuito pouco !
    faz assim... 1 vez por mes vc posta um artigo como esse, "Veja antes de morrer". Entre o intervalo de um pra outro, vc vai postando só coisas suas, textos seus, pensamentos.. ou mesmo, as novidades da sua vida =]

    a gente gosta de ler suas opiniões. E tbm, até aprendemos, de certo modo, com os problemas alheios.

    pensa nisso :)

    bjss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que estou fazendo. Uma vez por mês vai ser só o "Veja Antes de Morrer", e no intervalo de um para o outro será o Blog Chato normal, com os textos sobre mim e meus pensamentos.

      Será que ninguém me entendeu?

      Excluir
  2. Esse filme é realmente muito bom. A princípio, o que me motivou a assisti-lo, foi saber que Edward Norton, estava no elenco (Também um dos meus atores favoritos). E ele não me decepcionou, se saiu muito bem nesse filme, acompanhou perfeitamente bem a mudança que o personagem sofre, no decorrer da história.
    Gostei dessa sua nova série de publicações e da sua critica a respeito do filme, espero que continue postando.
    O cinema é uma das artes que mais aprecio. Gosto de me desligar do mundo ao assistir um filme.
    Seria bom se você também fizesse uma publicação mostrando os seus diretores, atores, ou filmes favoritos.

    ResponderExcluir
  3. viiishii, esse filme é PERFEITOOOO
    tinha assistido na escola, e fazia um tempo que eu tava procurando pra assistir novamente!! #AcheiUhuu
    vllw Andy :D

    ResponderExcluir