28.2.13

Veja antes de morrer #2 - The Truman Show





Título original: The Truman Show
Título nacional: "O Show de Truman - O Show da Vida"
Ano: 1998
Gênero: Drama\Comédia
Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich...
País: Estados Unidos

Sinopse: Truman Burbank (Jim Carrey) não sabe, mas a cidade onde vive é um gigantesco estúdio de televisão. As pessoas que vivem e trabalham lá são todas atores e atrizes de Hollywood, e até sua entusiasmada esposa Meryl (Laura Linney) é uma atriz contratada. Truman não sabe, mas é um grande astro de um reality show chamado "The Truman Show" (O Show de Truman), onde sua vida inteira é vigiada e transmitida 24 horas por dia, sem comerciais, para o mundo todo. Todo o programa é dirigido pelo visionário produtor\diretor\criador Christof (Ed Harris). Gradualmente, Truman nota que há algo de estranho. Incoerências sutis, constâncias suspeitas, falta de espontaneidade, fatos insólitos e até pequenos descuidos dos figurantes denunciam a irrealidade em sua volta. Aos poucos Truman percebe que está em uma bolha, e cada descoberta fará você rir, chorar e torcer como poucos filmes já conseguiram.

"No ar, sem saber..."


O Show de Truman é um filme maravilhoso. Trata-se de um daqueles filmes que te prendem até o final, pois você sempre vai querer saber o que acontece a seguir. Pela genialidade e originalidade incomparáveis do enredo, o filme poderia se tornar complexo demais, a trama poderia se perder nas suas infinitas possibilidades e a sua "sacada" poderia ser mal aproveitada. Mas nada disso acontece. O filme é muito bem feito, a ideia é muito bem aproveitada e é tudo tão bem montado. Jim Carrey como Truman Burbank mostra-se um competente ator dramático. Seu lado cômico não é totalmente deixado de lado. O Show de Truman é um filme de drama com pitadas de comédia, então não pense que se livrou de suas caretas dessa vez, elas ainda estão lá só que em menor número. As atuações que realmente merecem destaque são de Laura Linney como Meryl a canastrona mulher de Truman e Ed Harris como Christof, diretor e criador do show no qual Truman é o astro. A primeira hora do filme é toda focada no ponto de vista ingênuo de Truman, seu dia a dia na pacata cidade de faz de conta de Seaheaven, os ocorridos que pouco a pouco o levam a suspeitar da farsa, suas tentativas frustradas de viajar para fora da cidade e as "discretas" investidas da produção do programa para tentar mantê-lo na enorme cidade-estúdio em que vive.
Já na segunda parte do filme conhecemos os bastidores do show, como tudo funciona e Christof, o visionário e ambicioso criador do programa.

O filme aborda brevemente questões filosóficas como o existencialismo e também pode ser visto como uma crítica sarcástica contra a mídia e o efeito dela nas pessoas. Ele também pode ser interpretado como uma grande metáfora religiosa (ou anti-religiosa). Basta prestar bem atenção nas pistas e dicas que o filme vai deixando, e você vai perceber a grande metáfora por traz do filme.

Enfim, O Show de Truman é uma grandiosa obra que merece ser vista ao menos uma vez na vida. Se bem que, quando vista uma vez você vai querer vê-lo de novo e de novo. Prepare-se, o filme promete muitas emoções. Risos e lágrimas vão rolar.












5 adjetivos que melhor descrevem o filme:
Original
Emocionante
Empolgante
Divertido
Ousado



Trailer do filme:

4 comentários:

  1. Oi Andy! Faz mais posts com textos/crônicas sobre a vida, o mundo cruel em que vivemos como o anterior, sobre encontrar um sujeito na noite.

    Eu tô sem ânimo pra quase nada ultimamente, nem voya de escrever qualquer merda no meu blog eu tenho.

    Então, eu me sentiria ao menos um pouco feliz se eu lêsse textos parecidos com a minha forma de pensar nas coisas, como você faz.

    Ok?
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, essa semana sai um texto\crônica sobre a vida e o mundo cruel, ou algo do tipo. Aguarde.

      Excluir
  2. Textos cada vez melhores... A criatividade bateu a sua porta e entrou de cabeça, talvez mesmo sem sua permissão.
    Pode parecer irônico, mas depois de algum tempo sem ler seu blog, tenho uma impressão controvérsia de te achar um tanto maus feliz...
    Espero que a impressão esteja correta.
    Reganhou um leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o filme é muito bom. (já faz muito tempo que assisti, então não lembro plenamente
    Com o Jim Carrey eu gosto bastante do "brilho eterno de uma mente sem lembranças" (não sei o título original)
    REALMENTE CREIO QUE VOCÊ VAI GOSTAR.
    (Bom e texto e ótima crítica)

    ResponderExcluir