25.3.13

Pra falar a verdade

Dou muito valor a verdade. Tem gente que não. Tem gente que sim, mas mesmo assim prefere ouvir mentiras. Por que? Porque mentiras costumam ser, reconfortantes, agradáveis, bonitas, prazerosas, felizes, mas, ainda assim, mentiras. Agora verdades, costumam ser, desconfortantes, desagradáveis, feias, inconvenientes, tristes, cruéis, porém, ainda assim, verdades.

Por dar muito valor a verdade, tento sempre ser honesto e sincero. Sinceridade não é arrogância. Porém ambas estão divididas por uma linha tênue. Por isso muita gente confunde uma com outra, porque é fácil confundi-las. Tem muita gente que acha que é sincera mas é arrogante, assim como tem muita gente que acha que sujeito está sendo arrogante, quando ele está apenas sendo sincero. Sinceridade, é dizer a verdade sempre que lhe for conveniente. Não basta ser sincero, tem que saber dosar essa sinceridade, do contrário, ela se transforma em arrogância.

Mas espera aí! A sinceridade é dizer a verdade sempre que lhe for CONVENIENTE? Mesmo a verdade sendo, algumas vezes, INCONVENIENTE?

Sim, é isso mesmo. Pode soar paradoxal, contraditório ou sei lá, mas posso esclarecer tudo. A verdade, às vezes- nem sempre- é inconveniente, e essa verdade inconveniente, para não sair do campo da sinceridade, deve ser dita em momentos convenientes. Momentos adequados.

Sou sincero e peço que as pessoas sejam sinceras comigo também. Mesmo que seja desconfortante, cruel, mesmo que machuque. Prefiro sempre saber a verdade.

Me machuque, me rasgue, parta o meu coração, mas diga a verdade, por favor!

2 comentários:

  1. Tinha me esquecido do porque eu lia seu blog....
    Sinto como se fosse um pedaço de mim que se desprendesse do meu corpo e escrevesse seu blog, as ideias e até as expressão usadas são da mesma forma que eu penso.
    Além dos textos serem bem escritos, sinto uma leve pontada de desespero cada vez que leio um... "como posso ser tão parecido com alguém tão longe?" e depois "nao somos parecidos, apenas pensamos parecidamente" e depois um "deixa de ser besta, pare de fazer suposições" e por fim "mas nao posso negar que vejo essas semelhanças..."
    E no fim de toda essa conversa comigo mesmo, lembro do motivo de estar ali, lendo aquele blog chato... pois ele é chato, como eu sou; talvez eu nao seja parecido, mas sim compreendido...

    [Depois dos parágrafos acima, gostaria apenas de dizer que gostei muito desse seu texto.... e me pergunto porque você não têm colocado mais nenhuma imagem nesses textos casuais]

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque coloquei mais imagens nos textos, acho que elas se tornaram desnecessárias pra mim.

    ResponderExcluir