7.6.13

Sobre a morte

Você tem medo de morrer? Talvez seja essa a pergunta que tenha me inspirado a escrever um texto sobre a morte. Muitas pessoas não gostam de falar sobre a morte, evitam o assunto. Acredito que por motivos supersticiosos. Parece que quando se fala sobre a morte você está atraindo-a pra você ou pra pessoas que você goste. Quantas vezes você já viu uma pessoa bater três vezes na madeira, querendo afastar o assunto da morte pra longe? Energias positivas, energias negativas e etc. Como já disse, não sou nada supersticioso.  Não acredito em energias positivas ou negativas, nem que bater três vezes na madeira possa fazer alguma diferença relevante na sua vida.

Quanto falar sobre a morte, bem, falar sobre a morte atrai ela pra você ou para pessoas que você ama, tanto quanto falar sobre a Tele Sena aumenta suas chances de ficar milionário. Não faz sentido, não acho que seja verdade. Não só acredito que falar sobre a morte não seja prejudicial a sua vida, como acho que a morte seja um assunto interessantíssimo.

A morte não é nenhum tabu pra mim. Falo sobre ela com a mesma naturalidade que falo sobre qualquer assunto corriqueiro. Pensar sobre a morte de um modo filosófico é fascinante. Já parou um minuto pra pensar naquela frase "A morte é a única certeza da humanidade."? Nem você, nem eu, nem ninguém sabe o que pode ou vai acontecer com nós mesmos e as outras pessoas. A única coisa que sabemos com toda certeza, é que, eu, você e todas as pessoas que você conhece, ainda vai conhecer e jamais conhecerá vai MORRER um dia. Isso não é espantoso, curioso e, por fim, fascinante.

Agora, respondendo a pergunta do início do texto. Não, não tenho medo de morrer, na verdade tenho medo do processo. Do "como" vai acontecer. Será doloroso, agonizante, sufocante? Não sei, espero que não. Infelizmente não dá pra escolher como se morre. Só se você for um suicida, é claro. Se fosse morrer, gostaria de ter uma morte rápida e indolor, algo quase imperceptível.

Agora religiosamente falando da morte, quando você morrer, pra onde acha que vai? Pro inferno? Pro céu? Eu sinceramente acho que vou pra debaixo da terra. A não ser que eu seja cremado. Como também já havia dito em posts anteriores, não sou nada religioso também. Não acredito em vida após a morte, alma, nem céu ou inferno.

Outra coisa interessante na morte, é a sua imprevisibilidade. Nunca se sabe quando ela virá pra te buscar. O que só aumenta o medo das pessoas. Ela pode vir a qualquer momento. Você pode morrer daqui a dez anos, alguns meses, algumas semanas, dias, amanhã, algumas horas, minutos, AGORA! Ou já aconteceu, e você é um fantasma lendo o meu blog, e que pode provar que estou errado sobre a vida após a morte.

4 comentários:

  1. Anônimo17:22:00

    Vc tá chique, tem gente morrendo ao ler seu blog. Pq será?

    Para de querer ser diferente, você tbm é humano.
    Pra que falar de um assunto que é negativo? É negativo sim, perder as pessoas que a gente gosta é negativo, pois nos deixa triste. Ou vc é frio até esse limite?

    ResponderExcluir
  2. Nunca disse que não era triste perder alguém, e que a morte é uma coisa ruim. Só disse que falar sobre morte não causa morte, e eu não tenho medo de falar sobre ela.

    Você interpretou o texto de forma errada, presta atenção.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:01:00

    Poxa, também não entendo essa barreira que existe na cabeça das pessoas em relação a morte. É claro que é doloroso perder alguém, mas é natural, porque acontece com todo mundo. Todo mundo parte e todo mundo vai sofrer a partida de alguém. Quase nunca comento aqui mas gostei do texto e penso como você. Não devemos deixar de nos expressar por temer a opinião alheia.

    ResponderExcluir