2.6.13

Veja antes de morrer #5 - The Machinist

Título original: The Machinist
Título nacional: "O Operário"
Ano: 2004
Gênero: Suspense psicológico
Direção: Brad Anderson
Roteiro: Scott Kosar
Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, John Sharian, Aitana Sánchez-Gijón, Lawrence Gilliard Jr., Michael Ironside.
País: Espanha

Sinopse: Trevor Reznik (Christian Bale) não dorme há um ano. A chocante degradação da sua saúde física e mental faz de cada momento de sua mente desperta um interminável estado de confusão, paranóia, culpa, ansiedade e terror. Seu único consolo desse pesadelo vivo vem de uma prostituta chamada Stevie (Jennifer Jason Leigh), que se afeiçoou a ele. Quando anotações criptografadas surgem misteriosamente em seu apartamento, e alucinações com um colega de trabalho, que ninguém vê, causam um terrível acidente na oficina, ele se lança em uma viagem para descobrir se tudo não passa de uma elaborada conspiração para deixá-lo louco, ou se sua exaustão simplesmente destruiu sua racionalidade. Quanto mais ele descobrir, menos vai querer saber.


"Se você fosse mais magro não existiria..."

Antes do Batman de Nolan, Christian Bale foi Trevor Reznik, no atraente suspense psicológico "The Machinist". O filme de ar misterioso e sombrio, instiga a curiosidade e prende o espectador até o fim. Fazendo você se perguntar quase o tempo todo: "Que diabos tá acontecendo?" Bale (Reznik no filme) não dorme há um ano, é claro que isso é um exagero do filme pois 10 dias sem dormir já são o suficiente para te matar.

 Suas partes psicológica e física estão no limite. A parte física do personagem é assustadoramente bem representada por Bale. O ator emagreceu quase 30kg para dar vida ao personagem, que era descrito no roteiro como um "esqueleto ambulante". Perguntado sobre como fez para emagrecer tanto, o ator respondeu: "- Eu apenas não comi". É algo que você bate o olho e fica horrorizado. A atuação de Christian Bale é ótima, depois de "The Fighter" e talvez de "American Psycho', é a melhor atuação de sua carreira. Como seu personagem é solitário, por vários momentos suas reações são somente manifestadas através de expressões faciais. Você sabe o que o personagem está pensando só de olhar para o rosto dele. As expressões faciais de Bale são perfeitas para cada situação que seu personagem se encontra ao decorrer do filme.

 Uma curiosidade é que o filme é todo ambientado em Los Angeles mas foi todo filmado em Barcelona na Espanha, por falta de dinheiro, acredito eu.

 A fotografia do filme é sombria e cinzenta, é quase sempre tudo "nublado'. Isso só ajuda a reforçar o clima de mistério e suspense, claramente inspirado em obras cinematográficas de Hitchcock, principalmente em momentos de horror. Já a trama tem fortes influências Kafkanianas, do homem contra o misterioso. O suspense psicológico, é atraente e provoca curiosidade. O filme inteiro é uma investigação psicológica sobre o que está acontecendo com o personagem principal. Quem é o estranho Ivan (John Sharian)? Tudo que está acontecendo com Trevor é real, ou só fazem parte de sua psique perturbada ? E se for real, quem está por trás de tudo isso? As pessoas ao seu redor são confiáveis? "The Machinist", é com certeza um filme para se ver antes de morrer.

5 adjetivos que melhor descrevem o filme:
Sombrio
Misterioso
Instigante
Apreensivo
Surpreendente







Trailer do filme:




Um comentário:

  1. Anônimo19:23:00

    aah, já vi esse filme XD
    passou um dia desses na tv, é realmente mto bom e intrigante!

    ResponderExcluir