14.4.16

Mudei de opinião

Venho a você dizer que mudei de opinião. Não acho mais a vida uma merda. Como bom suposto pessimista que sou, "a vida é uma merda", era uma frase que usava com muita frequência, como um bordão. Até que um dia, em uma de várias discussões que tive com meu pai, o bordão veio mais uma vez: "A vida é uma merda!", meu pai me olhou triste como se estivesse cansado de ouvir aquilo, suspirou e disse: "Não dinho, a vida não é uma merda. A SUA vida pode ser uma merda, mas é só porque você quer." Não pude dizer mais nada. Não sabia o que dizer.

 Por dias fiquei com isso martelando minha cabeça, e, só aí, percebi o quanto fui estúpido. "A vida é uma merda" é uma frase tão ignorante e egoísta. Tão desproporcional. O quanto fui idiota! Toda e cada vez que usei esse bordão, eu fui um idiota.

 A vida é muito mais do que você vive ou viverá. É muita vida para uma avaliação tão simplista. Aprendi que a vida não é boa ou ruim, a vida é boa E ruim ao mesmo tempo. Acontece que quando se vive um certo número de experiências ruins, acaba-se acreditando que a vida é só ruim.

Sabe o que é a vida?

A vida é uma sucessão infinita de oportunidades dadas a você a cada segundo até que você morra. Na vida, coisas boas e ruins podem acontecer dependente e independentemente de você. Há coisas que você pode planejar e provocar e outras que são imprevisíveis e inevitáveis. Aprendi que momentos difíceis sempre virão, mas devem ser superados com a consciência de que oportunidades novas estão sempre surgindo, e assim, tudo pode mudar com uma atitude sua ou com um simples e inesperado acaso.

 Levei muito tempo para descobrir que muita da insatisfação que tenho é consequência do fato de eu somente existir e não viver. Quando se existe e não se vive, só se depende do acaso para que boas coisas aconteçam. Coisas ruins vêm com mais intensidade e você acaba fabricando humanos como eu: Pessimistas, sempre esperando próximas frustrações a vir.

Hoje vejo que a vida é algo imensamente preciosa e que deve ser vivida plenamente. Ser aproveitada ao máximo. Hoje eu entendo que, uma vez com essa oportunidade incrível nas mãos, - de viver a vida - deixar de participar desse evento espetacular não é só um erro muito grave, mas uma ofensa à vida em si.


Texto originalmente publicado no blog Raio X Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário