8.7.16

Tudo bem?

"Tudo bem?"
"Como vai?"
Não sei desde quando sinto essa dúvida em responder tal pergunta. Uma rápida indecisão. Uma mini reflexão comprimida entre o momento da pergunta e a minha resposta.
"É... Tudo bem..."
Nem sempre é verdade, minha resposta. Às vezes é. Às vezes é pura mentira. Tem vezes que são os dois ao mesmo tempo.
Com o tempo essa dúvida crescia. A cada "e aí, tudo bem?", ela ficava mais incômoda. Um ponto de interrogação gigante cravado no meu crânio aumentando de tamanho e alargando o buraco na minha cabeça. Isso é bem incômodo.
Fico pensando o que essas pessoas querem ouvir de resposta. Essa gente educada, me torturando com sua gentileza e cordialidade.
"Não tá TUDO bem, obviamente. Mas OK... Não, não tá tudo bem. Nada tá bem. A vida tá uma merda na verdade. Mas não se preocupe, ignore minha infelicidade e viva sua vida. Duvido que esteja TUDO bem com você também... "
Ou...
"Tá TUDO bem, sim. Cara, tá TUDO ótimo. Minha vida é perfeita. Sem nenhum problema a ser resolvido. Preocupação zero. Tudo excelente. Amo meu emprego. Tenho dinheiro de sobra. Todo mundo me ama. Até porque sou muito foda. Tão foda que dirijo meu carro importado com um pé só, e um dos olhos fechados..."
Acho que é mais fácil só dizer que tô bem.
Nem sei se elas esperam mesmo uma resposta. Talvez seja só um ato de educação que ficou automático e perdeu o sentido. Talvez seja um modo de quebrar o gelo, começar uma conversa. Tipo "e esse tempo, hein? Será que chove?". Perguntas que não precisam de respostas, só servem de ponte para ligar duas partes de uma conversa.
Algumas pessoas parecem não se importar com uma resposta.
Não parece importante no fim das contas.
Porém é aconselhável que responda. O silêncio é perturbador pra eles. É interpretado como má educação ou arrogância. Nunca como timidez ou uma incerteza imensa do que responder.
Quem sabe esta seja a mentira mais dita e aceita por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário